Desafetos
Janaina relatará contas de Taques referentes a 2018
29 de Agosto de 2019, 08h30
As contas do último ano da gestão Pedro Taques (PSDB), atualmente tramitando na Assembleia Legislativa (AL) serão relatadas pela deputada Janaina Riva (MDB), que nunca fez questão de esconder o seu desafeto pelo ex-governador metido a moralista. A deputada já anunciou que irá agir com isenção, mas será rigorosa na análise dos fatos e documentos das contas de Taques e já anunciou que não pretende seguir a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) pela aprovação das contas, mesmo ela contendo dezenas de irregularidades.
Logo de cara Janaina já disparou que o tucano Taques pode ter incorrido em ato de improbidade administrativa ao ter contraído dívidas de cerca de R$ 1,5 bilhão ao final de seu governo, sem ter dinheiro em caixa para quitar tais dívidas, o que é terminantemente proibido pelo artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Como se sabe, a AL é um órgão de representação política e como não poderia deixar de ser, seus julgamentos são sempre políticos, ainda que lastreados em fatos e documentos. Dessa forma, o ex-governador deve sentir agora um pouco dos efeitos de ter criado tantos desafetos políticos em sua carreira, depois de ter apontado tanto o dedo para a corrupção dos outros e ficar demonstrado que seu governo foi recheado de escândalos de corrupção, que resultou na prisão de vários de seus secretários e ele mesmo estar envolvido no escabroso caso dos grampos ilegais, usados para constranger e chantagear seus inimigos políticos e jornalistas críticos à sus gestão.
Caso tenha suas contas reprovadas pela AL, Taques se tornará inelegível e não poderá concorrer a nenhum cargo público por um bom tempo, o que pode jogar a pá de cal definitiva em sua carreira política, que convenhamos, foi uma decepção para seus eleitores e antigos admiradores, tamanha a quantidade de desmandos administrativos e escândalos de corrupção.
Enfim, o mundo dá voltas e o outrora todo poderoso governador agora tem seu futuro político nas mãos de uma dessas desafetas que fez questão de cultivar. O Buxixo entende que independentemente de desentendimentos e desavenças, as contas de Taques precisam ser reprovadas por que ele cometeu irregularidades, cometeu crimes fiscais e precisa ser punido por seus erros, como ele mesmo prega. E isso nada tem a ver com desavenças políticas, mas com o respeito às leis.
Vamos acompanhar...