OPINIÃO

Dia 29 de setembro, celebramos o Dia Mundial do Coração

por Max Lima

29 de Setembro de 2024, 06h12

None
Divulgação
Hoje dia 29 de setembro é o  Dia Mundial do Coração. Essa data foi proposta por Antoni Bayés de Luna, um antigo presidente(entre os anos de 1997 e 1999) da Federação Mundial do Coração e pela Organização Mundial da Saúde, com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares e como preveni-las.
Doenças como arritmia(alteração no ritmo do coração), a cardiopatia congênita(alterações no coração desde o nascimento) e a insuficiência cardíaca(coração não é capaz de bombear o sangue para todo o corpo)estão entre as principais doenças que afetam o coração e também para prevenir a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (AVC).
A prática de atividades físicas regulares, o abandono do tabagismo e uma alimentação saudável, alimentação saudável associada ao controle do colesterol; práticas que favoreçam a redução do estresse são importantes na prevenção.
Cerca de 20,5 milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo por infarto do miocárdio, ou por acidente vascular cerebral (AVC) e por insuficiência cardíaca.
No Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas possuem alguma doença cardiovascular, e cerca de 400 mil pessoas morrem por ano em decorrência de alguma doença cardíaca.

Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva, conselheiro do CFM,  ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso(SBCMT), Médico Cardiologista do Heart Team Ecardio no Hospital Amecor e na Clínica Vida Diagnóstico e Saúde. CRMT 6194