OUTUBRO ROSA
Primeira-dama do Estado abraça missão em combate ao câncer de mama em campanha do Corpo de Bombeiros Militar
Com a visita, a primeira-dama Virginia Mendes deu o pontapé inicial como madrinha do projeto idealizado pelo CBMMT
03 de Outubro de 2024, 07h01
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, visitou a 3ª Companhia de Bombeiro Militar, localizada no Distrito Industrial, em Cuiabá, onde literalmente vestiu a camisa — ou melhor, a farda. Além de conhecer de perto as diferentes atuações da corporação, ela deu início, juntamente com as bombeiras militares, à Campanha Outubro Rosa, com mensagens orientativas para conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames de prevenção. Com a visita, a primeira-dama Virginia Mendes deu o pontapé inicial como madrinha do projeto idealizado pela corporação.
Virginia já tem algumas ações em parceria com o Corpo de Bombeiros. Ela é madrinha do projeto Musicalizar e, por meio de sua articulação, conseguiu recursos para a aquisição de instrumentos - o que permitiu que alunos de baixa renda participem do projeto. Outro projeto é o Karabom, que oferece aulas de karatê, atendendo tanto os filhos dos oficiais, quanto crianças, jovens e adolescentes da comunidade.
A primeira-dama destacou a emoção de conhecer de perto o dia a dia do Corpo de Bombeiros e expressou orgulho ao ver tantas mulheres atuando na corporação.
“Foi uma experiência incrível ver de perto como essa instituição, tão importante, atua em várias frentes no salvamento de vidas. Nos últimos tempos, enfrentam um combate constante aos incêndios em diversos pontos do estado. Os projetos sociais são um exemplo, e fiquei muito orgulhosa de ver as bombeiras que estão na linha de frente”, contou Virginia Mendes.
As bombeiras militares apresentaram à primeira-dama Virginia Mendes os equipamentos e materiais utilizados nas operações do CBMMT. “Acompanhei de perto o emocionante serviço de busca, resgate e salvamento com cães. O trabalho desses verdadeiros heróis é simplesmente admirável”, ratificou.
Ela ainda praticou uma ação de salvamento utilizando rapel e fez a subida de salvamento na escada mecânica a uma altura de 55 metros. “Que experiência sensacional! As bombeiras me orientaram, e consegui executar as manobras. Até de cabeça para baixo fiquei! Confesso que deu um friozinho na barriga, mas tudo correu bem. Foi incrível a subida com a escada mecânica; realmente, o trabalho desses heróis e heroínas merece nosso reconhecimento”, ressaltou.
A primeira-dama do Estado falou dos investimentos do Governo do Estado para que a corporação possa devolver um trabalho de eficiência à população. “Tudo da melhor qualidade, desde os equipamentos de segurança utilizados por eles, até veículos modernos; é uma estrutura complexa. O Governo do Estado tem feito investimentos, e só temos a agradecer”, reconheceu.
Durante todo o mês de outubro, o Corpo de Bombeiros vai divulgar conteúdos com a participação da primeira-dama Virginia Mendes, intensificando a campanha Outubro Rosa e a importância não somente do combate ao câncer de mama, mas também da saúde da mulher como um todo.
“Eu já tive câncer e descobri durante exames de rotina. Eu não me sentia bem, estava muito desanimada e, como já havia passado por um quadro de depressão, achei que era a mesma coisa. Mas não, eu estava desenvolvendo um tumor no pâncreas. Então, nós, que estamos habituadas a cuidar de todos ao nosso redor, precisamos estar atentas a nós mesmas”, explicou Virginia Mendes.
Ela agradeceu a iniciativa e o espaço que o comandante-geral, coronel BM Flávio Glêdson, concedeu para a campanha.
“Gratidão a todos vocês, em especial a essas mulheres guerreiras que arriscam suas vidas para se dedicar a essa rotina. Sei que muitas aqui saem de casa e deixam suas famílias, e fazem a missão com excelência. Com certeza, essa campanha será um sucesso. Quero também agradecer a sensibilidade do comandante, coronel Glêdson, por autorizar essa atividade e por estar junto conosco nesta missão pela vida”, finalizou Virginia Mendes.