None
“O sentimento é de gratidão e dever cumprido”, avalia Janaina ao deixar vice-presidência da ALMT
Janaina afirma que está bem animada com a mesa que tomou posse nesta segunda-feira por que contemplou e agregou muitos partidos
03 de Fevereiro de 2025, 14h53
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) avaliou como positivo o seu mandato como vice-presidente da Assembleia Legislativa e a atuação de toda a mesa diretora liderada pelo deputado Eduardo Botelho (UB), que encerrou sua atuação nesta segunda-feira (03.02), com a posse da nova mesa.
“O balanço que faço desses anos na vice-presidência do Botelho é extremamente positivo. Quero agradecê-lo por ter dado uma grande oportunidade às mulheres de Mato Grosso quando se licenciou a primeira vez para que eu assumisse a presidência da Assembleia e assim me tornar a primeira mulher a presidir o parlamento. E não fez isso uma vez só, continuou fazendo durante todo o seu mandato. Botelho teve pulso firme à frente da mesa e não perdeu autonomia da Casa de Leis, o que é muito importante. Eu acredito que o maior desafio da mesa que toma posse hoje seja exatamente esse, manter a independência da Casa, com esse trabalho de diálogo, intermediando o diálogo dos poderes com o governo, dos servidores com o governo”, avaliou.
Em seu balanço, a parlamentar disse ainda que a mesa diretora presidida por Botelho, organizou novas frentes de trabalho como a criação da Procuradoria Especial da Mulher, organizou administrativamente o parlamento, devolveu milhões em recursos para o governo do estado, o que possibilitou inclusive que o governo ganhasse fôlego durante a pandemia da Covid-19 para fazer o hospital de campanha.
“Botelho é um grande aliado das mulheres e tivemos muitos avanços no parlamento sob a condução dele como a criação e estruturação da Procuradoria da Mulher. Agora continuaremos trabalhando em conjunto na defesa de pautas de fortalecimento das mulheres. Temos conversado muito sobre isso porque Mato Grosso é ainda o estado que mais mata mulheres no País e com um número de estupro assustador e crescente, então o nosso trabalho em conjunto continua para tentarmos reverter esses números”, disse.
Janaina afirma que está bem animada com a mesa que tomou posse nesta segunda-feira por que contemplou e agregou muitos partidos. “Estou muito animada com essa nova mesa. Eu falava para o Botelho agora que ela trouxe os mais diversos partidos. Nós temos o deputado Doutor João representando o MDB no segundo cargo mais importante do parlamento. Além dele, o deputado Juca do Guaraná também na mesa. Então acredito que pelo trabalho do partido aqui, nós cumprimos uma nossa missão. O Botelho foi muito importante também nessa articulação. Quando a gente viu que teria dificuldade com relação ao meu nome, especialmente com o governo, surgiu então a possibilidade do nome do Doutor João e prontamente a gente conseguiu as assinaturas necessárias e finalizamos esse debate. Então estou feliz e com sensação de dever cumprido”, finalizou.