EM CUIABÁ

Presidente destaca alta produtividade da Câmara em 2025 e afirma que metas serão intensificadas em 2026

O número de projetos de lei protocolados saltou de 170, em 2023, para 712 em 2025

por Da redação

03 de Fevereiro de 2026, 14h25

None
Divulgação

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), afirmou, durante a retomada dos trabalhos legislativos nesta terça-feira (3), que as metas da Casa de Leis serão intensificadas em 2026, mantendo o ritmo elevado de produtividade registrado ao longo de 2025.

No último ano, o Poder Legislativo alcançou um marco histórico na produção legislativa. O número de projetos de lei protocolados saltou de 170, em 2023, para 712 em 2025, representando um crescimento de 319% no período.
Além disso, a Câmara Municipal protocolou mais de 46 mil indicações de melhorias estruturais junto à Prefeitura de Cuiabá, com grande parte das demandas já atendidas pelo Executivo.
Durante a primeira sessão ordinária do ano, Paula Calil destacou o papel estratégico da Câmara na mediação de conflitos, no debate de temas de interesse da população e na interlocução permanente com o Poder Executivo municipal.
“As nossas expectativas para 2026 são as melhores possíveis. Estamos aqui para ampliar ainda mais as entregas. Esse é o nosso propósito: servir à população cuiabana. O diálogo é fundamental para atender às demandas dos bairros, ouvir a população e cobrar respostas das secretarias, garantindo resultados concretos para quem mais importa, que é a nossa gente”, afirmou a presidente.
Para o primeiro semestre deste ano, está prevista a inauguração da Procuradoria Especial da Mulher, órgão voltado à defesa dos direitos das mulheres, com foco no acolhimento às vítimas de violência, na promoção da igualdade de gênero e no estímulo à participação feminina na política. Também está prevista a efetivação do Conselho Municipal dos Usuários, considerado um marco histórico no Legislativo municipal, com o objetivo de ampliar a participação popular nas decisões e ações institucionais da Câmara.