ENDURECIMENTO

Decreto proíbe abertura de estabelecimentos após as 22h e nos fins de semana em Rondonópolis

Segundo a Prefeitura, a proposta com novas restrições foi aprovada pelos membros do Comitê de Gestão de Crise do coronavírus

por Redação com assessoria

03 de Junho de 2020, 13h10

Foto: Wheverton Barros
Foto: Wheverton Barros

A Prefeitura de Rondonópolis (MT) decidiu proibir a abertura de todos os estabelecimentos de segunda a sexta-feira após às 22 horas, e aos sábados e domingos durante todo o dia. Um novo decreto municipal entrará em vigor nesta quinta-feira (04) com as determinações que visam conter o avanço dos casos de Covid-19 no município.

Segundo a Prefeitura, a proposta com novas restrições foi aprovada pelos membros do Comitê de Gestão de Crise do coronavírus. A iniciativa busca evitar que Rondonópolis tenha que decretar o fechamento total das atividades e promover a proibição da circulação das pessoas por motivos não essenciais.

 “Sabemos o quanto a manutenção da atividade econômica é importante, mas temos que pensar na vida das pessoas. Por isso, optamos em aumentar as restrições e apelamos para que todos se conscientizem sobre a importância do isolamento”, afirmou o prefeito Zé Carlos do Pátio.

Para essa medida, levou-se em consideração ainda o crescimento de casos de Covid-19 entre a população mais jovem, com 99 casos confirmados entre pessoas de 19 a 35 anos, até esta terça-feira (02), e o aumento das mortes, com nove casos já confirmados, sendo a maioria deles entre as pessoas do grupo de risco.

Outro dado analisado foi o crescimento na ocupação de leitos de UTIs, que até esta terça-feira (02) já atingia mais de 63% dos leitos privados e 40% das vagas de UTIs públicas.

As novas medidas que devem ser tomadas na cidade estarão disponíveis nesta quinta em decreto municipal que terá validade até o próximo dia 15 de junho, quando o Comitê de Gestão de Crise volta a se reunir para analisar o resultado das restrições, podendo ser prorrogado ou alterado.

Casos

De acordo com dados do boletim da Secretaria Municipal de Saúde desta terça-feira (2), Rondonópolis tem 289 casos confirmados de Covid-19, com mais 270 casos suspeitos e nove óbitos.