DESRESPEITO SOCIAL

PM acaba com festa clandestina e prende 12 pessoas em Rondonópolis

Policiais receberam uma denúncia para verificar mandado em aberto e chegando no local depararam com um grande volume de pessoas

por Karollen Nadeska, de Cuiabá

03 de Junho de 2020, 11h10

Viatura da Polícia Militar   Messias Filho / GazetaMT
Viatura da Polícia Militar Messias Filho / GazetaMT

A Polícia Militar pôs fim a uma festa clandestina  que estava sendo realizada na tarde desta terça-feira (02), em uma residência do bairro Conjunto São José III, em Rondonópolis (214 km de Cuiabá), após receber uma denúncia anônima.

No local, por volta das 17h, a PM iria apenas verificar a situação de um criminoso que possuía mandado de prisão em aberto, mas chegando lá encontrou um grande volume de pessoas aglomeradas num pequeno espaço do imóvel, sem uso de máscaras e ainda compartilhando objetos de uso pessoal como o Narquillé (espécie de cachimbo muito utilizado pelos jovens passando de boca em boca).

De acordo com a PM, uma guarnição de plantão recebeu a informação da Agência Regional de Inteligência de que na residência havia um homem com mandado de prisão em aberto, onde os militares depararam com uma festa sendo realizada no quintal.

Em decretos estadual e municipal, este último assinado pelo prefeito do município, José Carlos do Pátio (SD), está proibida a realização de qualquer tipo de aglomeração na cidade, sejam elas em residências particulares ou repartições públicas, sem a extrema necessidade. A medida ainda estabelece uma série fatores de biossegurança para inibir a propagação do novo coronavirus (COVID-19).

As 12 pessoas, incluindo o acusado com mandado em aberto, foram encaminhadas para a 1ª Delegacia de Polícia da cidade. Apenas ele utilizou algemas.

Em conversa com os vizinhos, os policiais descobriram também que a festa clandestina ocorria desde o período da manhã.

Deu no Fantástico

No último domingo (31), o programa Fantástico, da Rede Globo, apresentado por Tadeu Schmidt e Poliana Abritta, exibiu vários flagrantes de cuiabanos descumprindo o isolamento social.

As festas estão sendo denunciadas em uma pagina denominada “Covid Cuiabá”, que tem tido papel fundamental, em que uma internauta, secretamente, posta as festas em chácaras no Rio Manso em Chapada dos Guimarães (Cidade turística), casas particulares, sendo realizadas em plena época de pandemia do novo coronavirus.

Além disso, os participantes das populares “resenhas” não fazem uso de máscaras, e compartilham objetos pessoais e consomem bebidas alcoólicas. A pagina denunciou inclusive blogueiros conhecidos na região, que dão o péssimo exemplo e fazem questão de ostentar as atividades rotineiras. Um deles mostra o descumprimento ao sair para andar de barco e pescar.

Conforme a Polícia Militar, em todo o Estado mais de 2.300 mil pessoas já foram autuadas por descumprirem decretos e medidas para o controle de doenças contagiosas.