DESCASO

Vereador denuncia estado de abandono de unidade de Saúde da Vila Operária

por Redação

03 de Junho de 2020, 10h13

Fotos: Rede Social
Fotos: Rede Social

Em sua rede social, o vereador rondonopolitano Rodrigo Lugli, o “da Zaeli” (PSDB), denunciou as condições precárias do Centro de Saúde e Pronto Atendimento 3º turno da região da Vila Operária. A unidade foi inaugurada ainda na gestão no ex-prefeito Percival Muniz.

Em sua postagem, Lugli anexou fotos que mostram as más condições no entorno do hospital público. Mato Alto, equipamentos mal instalados (como ar condicionado) e mobília deteriorada deixada do lado de fora da unidade.

Abaixo o relato postado:

Olá meus amigos,  sempre defendi que o cidadão deve ser tratado e atendido com respeito e dignidade quando procura por atendimento em um órgão público, mas  infelizmente não é o que temos acompanhado em Rondonópolis.

Fui procurado por algumas pessoas revoltadas com a situação em que se encontra a unidade de saúde da região da Vila Operária. Total abandono por parte do Poder Público.

Meus amigos, vamos ver o que estabelece o Capítulo V da LEI Nº 2122 - DE 14 DE MARÇO DE 1994 que institui o CÓDIGO DE POSTURA NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS.

Art. 68 As habitações deverão ser mantidas em perfeitas condições de higiene, de acordo com as normas estabelecidas neste Código.

Art. 69 Os proprietários, moradores ou ocupantes são obrigados a conservar em perfeito estado de asseio os seus quintais, pátios, prédios e terrenos.

Art. 70 A Prefeitura poderá declarar insalubre toda construção ou habitação que não reúne condições mínimas de higiene indispensáveis à saúde e inclusive ordenar sua interdição ou demolição.

Agora eu te pergunto: como exigir do cidadão algo que nem o Poder Público consegue cumprir?

O mesmo código também prevê sanções para os infratores. No caso de terrenos baldios fora do aspecto de estética abordado pelo código, cabe multa.

E no caso da infração cometida pelo próprio gestor  público, o que vocês acham que deveria ser feito?

Antes de mais nada, penso que providências deverão ser tomadas para oferecer um atendimento digno para as pessoas que procuram aquela unidade de saúde.

Vamos encaminhar a indignação das pessoas até o setor competente, e  espero sinceramente, que o problema seja resolvido.