ALMT

Sob liderança de Thiago Silva, Comissão de Educação da analisa mais de 80 projetos em reunião

“Com o avanço tecnológico no campo, precisamos investir em qualificação para que os mato-grossenses aproveitem essas oportunidades”, destacou Silva

por Da redação

03 de Julho de 2025, 12h17

None
Divulgação

Em uma demonstração de compromisso com o desenvolvimento educacional, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta segunda-feira (1º), uma reunião ordinária marcada por avanços significativos. Sob a presidência do deputado Thiago Silva (MDB), o colegiado analisou 82 projetos de lei, dos quais 12 receberam pedido de vista.

O deputado Thiago destacou o caráter estratégico dos trabalhos, reforçando o papel da comissão na promoção de políticas públicas que elevem os padrões da educação no estado. “Foi uma reunião extremamente produtiva, com mais de 80 projetos apreciados. A Comissão de Educação segue firme, trabalhando com foco na produtividade e, principalmente, na qualidade do ensino em Mato Grosso”, afirmou o parlamentar,

Entre as propostas de sua autoria, duas se destacam pelo impacto social e educacional. O Projeto de Lei nº 906/2025, que institui o Programa Estadual de Qualificação Profissional em Tecnologias para o Agronegócio, com foco na capacitação de mão de obra local, especialmente em tecnologia e operação de máquinas agrícolas. Segundo o parlamentar, o objetivo é ampliar as oportunidades de emprego para jovens e moradores do estado, reduzindo a dependência de profissionais de fora.

“Com o avanço tecnológico no campo, precisamos investir em qualificação para que os mato-grossenses aproveitem essas oportunidades”, defendeu o presidente da comissão, deputado Thiago.

Já o Projeto de Lei nº 1975/2024, também de sua autoria, cria a Campanha da Desconexão, voltada à conscientização sobre os efeitos nocivos do uso excessivo de telas, como celulares e tablets, especialmente no ambiente escolar. A proposta acompanha a legislação federal que proíbe o uso de celulares em sala de aula e prevê ações como palestras e workshops para estimular o uso responsável da tecnologia. “O excesso de telas tem afetado a saúde e o aprendizado dos nossos estudantes. Queremos orientar a comunidade escolar sobre o uso consciente desses dispositivos”, explicou Thiago Silva.

Reafirmando seu compromisso com a excelência na educação pública, o deputado Thiago Silva destacou que os esforços da comissão estão alinhados com o objetivo de posicionar Mato Grosso entre os cinco melhores estados do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Estamos trabalhando para que a educação de Mato Grosso avance em qualidade, inclusão e inovação, garantindo um futuro melhor para nossas crianças e jovens”, concluiu.