OPERAÇÃO TAPIRAGUAIA

PF deflagra operação contra esquema que desviava recursos federais da prefeitura de Confresa

Estão sendo cumpridos 61 mandados de busca e apreensão em Cuiabá, Confresa, Canabrava do Norte e Porto Alegre do Norte, Goiânia e Dourados

por GazetaMT

30 de Janeiro de 2019, 11h10

PF deflagra operação contra esquema que desviava recursos federais da prefeitura de Confresa
PF deflagra operação contra esquema que desviava recursos federais da prefeitura de Confresa

Reprodução

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF), deflagrou nesta quarta-feira (30) a Operação Tapiraguaia*, com o objetivo de investigar um esquema de desvio de recursos públicos federais na Prefeitura Municipal de Confresa/MT.

Estão sendo cumpridos 61 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Confresa, Canabrava do Norte e Porto Alegre do Norte, todas em Mato Grosso, e em Goiânia/GO e Dourados/MS.

Além dos mandados, a PF também cumpre a suspensão da função pública de agentes públicos, sequestro de bens, valores e imóveis dos envolvidos, além da proibição de acesso ou frequência à Prefeitura Municipal de Confresa/MT e de contratar com a Administração Pública.

Participam da ação cerca de 200 policiais e 14 servidores da CGU. Os mandados foram concedidos pela Subseção Judiciária de Barra do Garças/MT.

As investigações tiveram início em 2017, a partir de fiscalização realizada pela CGU em contratos nas áreas da educação, saúde e infraestrutura referentes aos anos de 2015 e 2016.

Com o avanço das investigações, apurou-se que as empresas contratadas pela Prefeitura Municipal de Confresa/MT, por meio de montagem de processos e direcionamento da contratação, recebiam os pagamentos superfaturados e em seguida transferiam parte dos recursos para agentes públicos da prefeitura e para terceiros vinculados a esses agentes.

A PF realizou quebra do sigilo bancário dos investigados, apurando que o prejuízo à União até o momento é de aproximadamente R$ 4,5 milhões.

Os investigados irão responder por organização criminosa, desvio de recursos públicos e crimes licitatórios.

*A operação recebeu o nome de “Tapiraguaia” tendo em vista esta ser a primitiva denominação do atual município de Confresa. É a junção dos termos “Tapirapé” e “Araguaia”, designação de nomes de dois rios da região norte mato-grossense.