NA FILA
Quinhentos mil trabalhadores rurais esperam regularização de terras em Mato Grosso
30 de Outubro de 2016, 07h00
Números da Federação de Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) apontam um total de 500mil profissionais do campo na fila de espera pela regularização fundiária somente no Estado de Mato Grosso. O assunto foi debatido na última semana, na capital do Estado junto aos sindicatos que representam o setor.
Segundo o presidente da Fetagri, Nilton José de Macedo, o Banco do Brasil aprovou 470 projetos para construção e 177 para reforma, num total de R$ 19 milhões ainda não liberados. Com relação à regularização das áreas, a Fetagri quer a transferência da competência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para o Programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O motivo está na demora da titulação de assentamentos. "Temos casos de assentamentos que existem há mais de 20 anos e os trabalhadores ainda ao têm o título de propriedade", conta Nilton. Para ele, o programa Terra Legal pode agilizar o processo.
Um encontro junto à bancada de deputados mato-grossenses em Brasília deverá novamente reunir o Fetagri, representações sindicais e representantes da classe política. Em pauta, a necessidade de dar agilidade aos processor.