SAÚDE

Euclides Ribeiro defende fortalecimento do SUS e expansão da telemedicina

Candidato ao senado destaca crescimento da telemedicina durante a pandemia e reforça que modalidade promete reduzir tempo de espera para atendimento pelo SUS.

por Assessoria

30 de Outubro de 2020, 07h58

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

É inegável que a pandemia do novo coronavírus deixará um legado para o setor da Saúde no Brasil. O surto da covid-19 serviu para enxergarmos de perto as forças e fraquezas do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua vital importância para o bem estar da população. Outro ponto que ficou claro para todos, seja do segmento médico ou não é que a telemedicina veio para ficar e somar forças para o desenvolvimento do setor no país.

Ao contrário do que muita gente pensa, a telemedicina não começou com a Covid-19. O atendimento a distância existe há muito mais tempo, só que de maneira informal, a verdade é que a maioria da população já se consultou desta forma, pois ao fazer uma pergunta por telefone, e-mail ou mensagem é teoricamente uma consulta a distância, o que está mudando atualmente é que antes essa consulta a distância era realizada por um pequeno grupo de pessoas e dependia principalmente de uma relação próxima com o profissional.

O candidato ao Senado por Mato Grosso, Euclides Ribeiro defende o avanço neste tipo de atendimento e aposta que com investimentos corretos, regulamentação e um suporte adequado, fará com que a telemedicina revolucione o atendimento médico.

“Algumas vezes não existe a necessidade de ir a um hospital ou consultório médico, o paciente talvez tenha uma doença que pode facilmente ser identificada pela tela de um celular, tablet ou computador, assim o profissional de saúde pode prescrever o tratamento conforme necessário”, defendeu.

A popularização e o desenvolvimento da telemedicina pode ser transformador e promete aumentar a eficiência dos cuidados, além de reduzir o estresse do paciente. “Com a implantação da telemedicina nos cuidados médicos de rotina o paciente não precisará se deslocar até o local de atendimento e esperar por horas até ser atendido. Além disso, em tempos de pandemia e distanciamento social, ninguém quer correr o risco de estar em uma sala de espera correndo o risco de contaminar ou ser contaminado por uma pessoa doente”, reforçou.

Euclides destacou ainda o papel do SUS durante a pandemia e a importância do fortalecimento do sistema para melhores resultados no futuro. “A pandemia mostrou que apesar das dificuldades e todos os problemas, principalmente envolvendo corrupção e desvio de dinheiro público, a saúde pública foi fundamental no atendimento à população. Graças ao SUS, milhares de vidas foram salvas. Vou trabalhar para fortalecer nosso Sistema Público de Saúde, através da melhoria na gestão dos recursos e com forte e intenso combate à corrupção”, finalizou.