CONSTRUÇÃO COLETIVA

Jovens terão voz e oportunidades na nossa gestão, afirma Gisela ao assinar carta de compromisso

Reivindicações apresentadas pelos jovens estão contempladas no plano de governo da coligação.

por Assessoria

30 de Outubro de 2020, 07h55

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A candidata à prefeita Gisela Simona, e seu vice, o maestro Fabrício Carvalho, da coligação “Mãos limpas e unidas por Cuiabá” (PROS/PDT/REDE/AVANTE), assinaram uma carta de compromisso com o Conselho Estadual da Juventude (Conjuv) e receberam propostas de políticas públicas da União Estadual dos Estudantes (UEE), e que vem ao encontro do plano de governo da chapa.

Daniel Vitor, presidente do Conjuv, explicou que a carta de compromisso do conselho contempla toda a diversidade da juventude cuiabana nas áreas da educação, cultura, esporte, lazer, espaços públicos, entre outros. “Estamos entregando esta carta a todos os candidatos a prefeito e vamos acompanhar todo esse processo a fim de garantir políticas públicas para os jovens na próxima gestão”.

Amandla Sousa, presidente da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso, relatou que as propostas da entidade enumeram os anseios da juventude, centrando principalmente no acesso à educação desde a creche e na qualificação.

“A gente vê que a ausência de vagas em creches faz com que jovens mães interrompam os estudos por não terem onde deixar os filhos”, comentou a líder estudantil, destacando ainda a questão da acessibilidade a cursos de idiomas, cursos profissionalizantes, porque o passe livre implementado em Cuiabá é somente para ir à escola. “No contra turno ele não consegue se deslocar porque não tem o dinheiro do passe para se deslocar até o centro da cidade”.

Amandla defende que o jovem, com esse potencial de transformar, animado para a mudança, é essencial na gestão pública.

“Além de exercer o controle social ele também pode ser o protagonista de proposições, porque o jovem que está na base está vendo todas as contradições da cidade. O jovem que se desloca para trabalhar, para estudar, que muitas vezes é arrimo de família e tem que sustentar a sua casa, esse sujeito hoje tem um potencial que não está sendo utilizado no seu máximo”, reclamou.

Plano contempla

Gisela e maestro Fabrício ouviram os representantes das duas entidades, seus anseios e suas reivindicações. “É no diálogo que a gente acerta. Eu posso ter a visão do que é o melhor, mas eles estão sentindo na pele. Estamos felizes por esta oportunidade de diálogo com os jovens e também por sabermos que o nosso programa de governo já contempla ações por eles propostas”, disse a candidata.

Gisela refere-se ao programa Emprega Mais, que vai ofertar cursos de qualificação com bolsa de R$ 500 para os jovens e encaminhamento para o primeiro emprego, e também ao fortalecimento do Conselho da Juventude, criação de espaços para esporte e lazer, internet em locais públicos, além de outros itens previstos no plano de governo da coligação. Também cita a criação de 11 creches para suprir a demanda reprimida.

“O conselho tem formação paritária, com membros da sociedade civil organizada e do poder público, têm reuniões mensais onde se ouve as necessidades e delibera ações que são importantes para a prefeitura. Ao mesmo tempo avalia constantemente os serviços que estão sendo feitos. É relevante que o gestor tenha essa abertura para ouvir e fazer as deliberações para atender a quem precisa”, reconhece Gisela Simona.

Construção coletiva

O maestro Fabrício Carvalho também disse entender que parte das soluções para Cuiabá passa pela construção coletiva com eles e com todos os atores da sociedade.

“O jovem é de suma importância porque tem essa energia do vigor, da transformação, das boas ideais, então dialogar com eles é fundamental e grande parte das reivindicações eles que trouxeram já encontram respaldo naquilo que estamos propondo, nos programas e estratégias de alcance social que vamos implementar”, pontuou o vice.