Gestão eficiente

Direção de escola premiada como melhor do Centro Oeste atribui resultado à comprometimento da equipe

Apesar de não receber nenhuma verba a mais que outras escolas estaduais do mesmo porte, o destaque obtido é graças ao empenho de professores

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30 de Novembro de 2015, 16h21

Direção de escola premiada como melhor do Centro Oeste atribui resultado à comprometimento da equipe
Direção de escola premiada como melhor do Centro Oeste atribui resultado à comprometimento da equipe

A escola estadual Odorico Leocádio Rosa, que fica no bairro Novo Horizonte, em Rondonópolis, foi escolhida como a melhor escola da região Centro Oeste e é uma das cinco finalistas da etapa nacional do Prêmio Gestão Escolar 2015, que é realizado anualmente desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e tem como objetivo estimular a melhoria da gestão das escolas públicas. Apesar de não receber nenhuma verba a mais que outras escolas estaduais do mesmo porte, o destaque obtido é graças ao empenho de professores e comunidade escolar.

'Nós cobramos um comprometimento da nossa equipe pedagógica, assim como dos alunos e dos pais, que fazem questão de mandar seus filhos para estudarem', disse a coordenadora Mariza Cruvinel - Foto Wagner Montanari/GazetaMTPara a direção da unidade escolar, que já foi premiada em outros anos, o principal diferencial da escola Odorico é o envolvimento de professores e comunidade escolar na tomada de decisões tanto pedagógicas quanto administrativas. "Eu diria que o nosso diferencial é o trabalho pedagógico e o acompanhamento que fazemos da vida escolar do aluno. Isso é o resultado de um trabalho de longo prazo, que teve início a oito, doze anos atrás, quando toda a escola adotou medidas que foram implantadas no nosso Regimento Escolar e que tem norteado o nosso trabalho", afirmou a coordenadora pedagógica da escola, Mariza Neurides Cruvinel.

De acordo com a educadora, a direção da Odorico sempre cobrou o comprometimento de professores e alunos em busca da melhora da qualidade do ensino praticado na unidade, o que levou a equipe a conseguir desenvolver um trabalho diferenciado. "Nós cobramos um comprometimento da nossa equipe pedagógica, assim como dos alunos e dos pais, que fazem questão de mandar seus filhos para estudarem. Mas isso não é imposto sem convencimento, pois todos têm cadeira no CDCE (Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar) e além da questão pedagógica, nós também discutimos as questões administrativas, onde o dinheiro da escola é empregado, com a devida prestação de contas", emendou a coordenadora.

'Além de ser mérito da escola, também é mérito dos alunos, pois nós também participamos de tudo na escola', disse a estudante Ana Flávia, sobre a premiação de sua escola - Foto Wagner Montanari/GazetaMTA fala da dirigente escolar é confirmada pela aluna Ana Flávia de Moura Hungaro, de 12 anos, estudante do 7º ano e representante eleita dos estudantes no CDCE, para quem, apesar de rígida com alunos, não permitindo por exemplo o uso de bonés e celulares em sala de aula, a escola é muito democrática. "Desde pequeno toda pessoa tem que aprender a ter responsabilidade e o aluno que representa os outros no Conselho Deliberativo tem um pouco mais de responsabilidades, mas isso é bom por que todos participam e como muitas vezes o aluno não tem como falar alguma coisa para a direção da escola, nós levamos isso para o Conselho e discutimos isso lá", disse.

Sobre a premiação de R4 30 mil que a direção da escola receberá em caso de vencer a etapa nacional do Prêmio Gestão Escolar 2015, Ana Flávia diz que os alunos sabem que fazem parte da conquista. "Além de ser mérito da escola, também é mérito dos alunos, pois nós também participamos de tudo na escola. Nossa escola é realmente organizada e eu tenho muito orgulho da minha escola".

Já a coordenadora Mariza Cruvinel diz que ainda não foi discutida a destinação do recurso, mas afirma que ele será muito bem vindo e deve ser aproveitado para melhorar ainda mais o ensino na unidade escolar. "Ainda não discutimos isso no Conselho Deliberativo, até por que ainda não ganhamos esse dinheiro, mas devemos usá-lo para adquirirmos materiais pedagógicos, como livros didáticos e de apoio em sala, assim como para melhorar a acessibilidade da escola, com alguns reparos e sinalização em alguns locais. Mas tudo será discutido em grupo e será a comunidade escolar que vai decidir isso", concluiu.