ESTUDO

Consumir ovos diariamente reduz o risco de doença arterial coronariana

Estudo da The American Journal aponta que ingerir mais de um ovo por dia reduz doenças cardiovasculares

por Da redação

30 de Março de 2023, 07h49

None
Divulgação

No Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de mortes. De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é que até 2040 haverá aumento de até 250% desses casos no país. Fato este, que mostra a importância da mudança de hábitos alimentares. 

Nesse contexto de análise de melhores alimentos para um consumo saudável, o ovo voltou a ser centro das atenções. E para desmistificar as incertezas que ainda rondam essa fonte proteica, um estudo publicado em 2020 pelo The American Journal of Medicine mostrou que consumir mais de um ovo/dia reduz doenças ateroscleróticas das coronárias 

Para o sócio-diretor do Hospital São Judas Tadeu, Arnaldo Sérgio Patrício, o alimento só tem a agregar àqueles que o consomem de forma correta. “Fazer uso dele ajuda na memória e concentração, além disso, reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, não o inverso como muitos pensam”, explica.

As causas que provocam a doença arteriosclerótica das coronárias são diabetes, níveis altos de colesterol no sangue, tabagismo e outros. “Para evitar a condição da doença arterial é essencial fazer atividades físicas regularmente e adotar uma dieta com menos açúcar, sal e gorduras saturadas. Então, comam ovos, mas alinhem o consumo com a forma adequada de preparo, ” acrescenta Arnaldo.

Ainda conforme o estudo, foram identificadas 23 pesquisas sobre o assunto que acompanharam um total de 1.415.839 indivíduos em uma média de 12 a 28 anos. A conclusão da análise foi que, o maior consumo de ovos (mais de 1 ovo/dia) não foi associado ao aumento do risco de doença cardiovascular, mas sim, a uma redução significativa no risco de doença arterial coronariana.