IMPORTAÇÃO NEGADA
Rosa Neide cobra maiores explicações da Anvisa após proibir Sputnik V no Brasil
A decisão da agência foi proferida na segunda-feira (26), por unanimidade após uma reunião.
30 de Abril de 2021, 08h00
A deputada federal Rosa Neide (PT) cobrou na manhã de quinta-feira (29), maiores explicações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após a proibição da importação da vacina Russa Sputnik V para o Brasil.
A decisão da agência foi proferida na segunda-feira (26), por unanimidade após uma reunião.
“Sessenta países já estão usando a Sputnik, é uma das vacinas que está dando a melhor resposta. Agora, a Anvisa tem técnicos, respeito a Anvisa, sou defensora das agências públicas de regulação, mas a Anvisa vai ter que se explicar”, afirmou a deputada ao Jornal da CBN Cuiabá.
A vacina russa estava em processo de aquisição por meio de um consórcio de governadores do qual Mato Grosso faz parte. No final de março, o governador Mauro Mendes (DEM) assinou contrato de compra de 1,2 milhão de doses do imunizante.
De acordo com a agência, a fabricante russa não enviou todo relatório técnico capaz de comprovar que o imunizante atende a padrões de qualidade.
Após a negativa da agência, parte dos governadores que compõe o consórcio recorreram junto ao Supremo Tribunal Federal para que a vacina fosse liberada.