EXPLICANDO
Secretários municipais devem comparecer à Câmara
Vereadores querem saber porque o projeto da Orquestra Sinfônica pode parar
30 de Maio de 2017, 15h12
No final da tarde desta terça, 30, dois secretários da Administração Zé Carlos do Pátio vão ser sabatinados pelos vereadores. O 'convite' foi feito pelo vereador Fábio Cardozo (PPS) e aprovado por todos os parlamentares na sessão da semana passada.
Para explicar o que aconteceu com a Orquestra Sinfônica Jovem de Rondonópolis, o secretário de Cultura Humberto Campos e a secretária de Ação Social, Márcia Ferreira de Pinho Rotili, deverão ser sabatinados pelos vereadores a partir das 18h.
A Orquestra Sinfônica Jovem surgiu em 2015, por meio de uma parceria com a prefeitura e o Instituto Ciranda (que tem trabalhos sociais/culturais em parceria com grandes empresas e órgãos públicos).
Desde o início deste ano a Orquestra começou a ser enfraquecida e, por fim, veio uma decisão de acabar com a parceria e, automaticamente, com o projeto.
Familiares de integrantes da Orquestra e os próprios musicistas recorreram à Câmara de Vereadores para tentar reverter a situação. A resposta foi que o projeto estava irregular e que o recurso destinado à Orquestra, seria investido na construção de um Centro de Referência.
Ao terminar 2016, a Orquestra Sinfônica Jovem contava com 350 componentes, a grande maioria beneficiários de algum programa social federal, como Bolsa Família.
Recentemente a secretária de Ação Social, Márcia Rotili, declarou que estaria extinguindo o programa por questões legais, como aplicação do recurso proveniente do Fundo Partilhado de Investimentos Sociais - Fupis, que para a secretária seria ilegal. Portanto foi constatado que esses recursos podem sim serem aplicados em programas de melhoria de qualidade de vida (alimentação, educação, arte e cultura).
Na lei do Fupis não há nenhuma referência a construções, como informou a secretária; nem mesmo que para usar a verba no programa da Orquestra deveria ter passado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, outro argumento mal colocado.
Todas as justificativas apontadas pela secretária, que acrescentou ainda que não teria tido critérios para a seleção dos integrantes da Orquestra, foram derrubadas pelas informações confirmadas pelos responsáveis pelo Projeto na gestão anterior.
"Hoje, dia 30, será a oportunidade de saber o que realmente está acontecendo, porque ver um projeto tão importante simplesmente sumir, é lastimável. Vamos ouvir os argumentos e tentar entender, além de cobrar seriedade, na questão da Orquestra Sinfônica Jovem de Rondonópolis", disse o proponente da reunião, vereador Fábio Cardozo.
A Orquestra fez vários espetáculos na cidade, além de integrar a garotada em atividade cultural. No aniversário do Município, em 2015, a Orquestra Sinfônica se apresentou no palco montado no espaço Cultural do Casario, com a participação do artista nacional Ivan Lins.