LUZES DE NATAL
Vereadores denunciam indícios de superfaturamento em decoração natalina de Pedra Preta
Ornamentos menores, pagamento a mais por unidades e frete astronômico são algumas das irregularidades apontadas ao MPMT e TCE-MT
31 de Março de 2025, 07h46
A população de Pedra Preta ganhou um presente de grego da prefeitura, após um grupo de vereadores denunciar uma série de irregularidades na decoração natalina do município de 2024. Os parlamentares encaminharam o caso para o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) e para a Controladoria do Município. O valor total da contratação e pago pela Prefeitura Municipal foi de R$ 300.554,50, para a empresa MF 11 Marketing, Pesquisas, Publicidade e Eventos Ltda.
Segundo o vereador Fernando do Gelvalino (PODEMOS), a denúncia chegou até ele por meio de um programa de rádio, que o alertou sobre diversas irregularidades relacionadas a decoração natalina contratada pela gestão municipal. “Logo após recebemos essa denúncia, fomos investigar imediatamente e constatamos não só a falta de itens contratados, mas também valores com indícios de superfaturamento, como por exemplo, no frete do caminhão que foi utilizado para trazer os materiais, no valor de 64 mil reais, para fazer uma viagem de ida e volta de Rondonópolis e Pedra Preta”, disse.

Outros pontos que chamaram a atenção dos vereadores em sua fiscalização, no dia 07 de janeiro, foi que faltavam itens de decoração e o tamanho dos objetos natalinos não estavam em conformidade com o contratado pela prefeitura. “Também encontramos um suposto superfaturamento nos próprios ornamentos, que eram artesanais, e mais a falta de algumas unidade de sinos, que eram para serem 12 instalados e só localizamos cinco. Um globo que era para ter dois metros e meio não chegava nem a metade disso e uma caixa natalina que era para ter 4 metros foi instalada com um metro e meio”, explicou.
Após realizarem a fiscalização e registrarem com fotos e vídeos, a decoração natalina foi retirada as pressas dos locais que estavam instaladas. nos postes da avenida central, nas praças e no Parque do Lago.

Depois do encaminhamento da denúncia para o TCE, o caso segue em investigação pelos técnicos do órgão, que devem realizar uma diligência no município nos próximos dias. Além do vereador Fernando do Gelvalino, também fazem parte do grupo denunciante os vereadores Chico Lima Tur (PSDB), Samuel Cabral (Republicanos), Gilson da Agricultura (União) e Éder da Mecânica (PSB).