OPERAÇÃO PLACEBO

Gaeco prende empresário em Rondonópolis por esquema de R$ 40 milhões em MT

Grupo é suspeito de roubar e adulterar fertilizantes com sal grosso, corante xadrez na cor vermelha, areia e varredura.

por Da redação

31 de Maio de 2022, 14h40

None
Divulgação

Um mandado de prisão expedido pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá contra um empresário do ramo de armazéns por roubo e furto de fertilizantes, foi cumprido por Agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Mato Grosso e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondonópolis), nesta segunda-feira (30).

 A ação foi um desdobramento da Operação Placebo, deflagrada em abril deste ano e que investiga uma quadrilha acusada de cometer crimes de furto, roubo e estelionato para a subtração e desvio de carregamentos de fertilizantes agrícolas.

 O empresário também é acusado de envolvimento em crimes relacionados a organização criminosa e furto qualificado, dentre outros crimes em apuração. O trabalho de investigação constatou prática de furto e roubo de fertilizantes agrícolas em todo estado de Mato Grosso. A organização criminosa subtraía os fertilizantes e revendia a receptadores. Integrantes da quadrilha se faziam passar por empresários, que “esquentavam” o produto, emitindo notas fiscais falsas como se eles tivessem fabricado ou revendido o produto.

Os fertilizantes eram subtraídos durante o transporte para os verdadeiros compradores e substituídos por "placebo", materiais como sal grosso pintado com corante xadrez na cor vermelha, areia e varredura. O prejuízo estimado provocado pela quadrilha gira em torno de R$ 40 milhões.