NOVA DECISÃO

Corte de fornecimento de energia para inadimplentes volta a valer a partir de agosto

Apenas os consumidores de baixa renda e imóveis cujo fornecimento de energia seja fundamental para preservação da vida continuam com o corte proibido até 31 de dezembro

por Redação

31 de Julho de 2020, 15h53

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou as distribuidoras de energia elétrica a cortarem o fornecimento nas residências de consumidores que deixarem de pagar as contas a partir de 1º de Agosto. Apenas os consumidores de baixa renda e imóveis cujo fornecimento de energia seja fundamental para preservação da vida continuam com o corte proibido até 31 de dezembro.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Aneel havia proibido o corte no fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento entre os dais 24 de março e 31 de julho para todos os consumidores.

A Aneel diz que as distribuidoras devem enviar avisos aos consumidores sobre a retomada dos cortes de fornecimento. As empresas deverão cumprir uma nova lei, que proíbe o desligamento de serviços públicos nas sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e no dia anterior ao feriado.

Também a partir de agosto as distribuidoras de energia devem retomar atividades como atendimento ao público e entrega de fatura impressa. Devem voltar a ser cumpridos os requisitos e prazos de prestação de serviços exigidos anteriormente.