EM RONDONÓPOLIS
Semana Social começa neste domingo com objetivo de despertar a consciência crítica da comunidade
Iniciativa começará com missa de abertura que será feita em todas as paróquias da cidade
31 de Agosto de 2013, 07h25
A Diocese de Rondonópolis realiza de domingo (01) a sábado (07) a 5ª Semana Social no município. A iniciativa tem objetivo de chamar a atenção da população, em especial dos órgãos responsáveis em garantir os direitos e deveres da mocidade. Esta edição traz como tema "Os malefícios da redução da maioridade penal e Os benefícios da inclusão social dos jovens e adolescentes por meio do esporte, cultura e lazer".
Nessa semana estão previstas celebrações e atividades especiais em todas as Paróquias da cidade. De acordo com pároco da Catedral Santa Cruz, padre Gunther Lendbradl, a Semana Social é realizada por orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e neste ano convida todos os cristãos a refletirem sobre o fenômeno da violência infanto-juvenil. O objetivo é aprofundar a discussão sobre o papel dos cristãos na solução desse grave problema.
"Essa Semana é importante porque nós precisamos despertar uma consciência crítica. É necessário saber ponderar, fundamentar a nossa opinião, e não simplesmente repetir o que as TVs falam", diz padre Gunther.
Programação
A programação da Semana Social começa neste domingo (01), quando cada paróquia ficará responsável por realizar uma celebração de abertura. Já durante a semana haverá palestras com os temas "Os malefícios da redução da maioridade penal", ministrada pelo promotor de justiça, Ary Madeira, e "Os benefícios da inclusão social dos jovens e adolescentes", com o frei Leodir Carraro.
Os assuntos serão abordados em encontros que ocorrerão em três setores da cidade. O primeiro, que será na terça-feira (03), tem a participação das Igrejas Nossa Senhora Aparecida, Sagrado Coração de Jesus e São Domingos Sávio. O setor dois, que é na quarta-feira (04), tem as Paróquias Santa Cruz e Santa Terezinha. E o setor três, na quinta-feira (05) reunirá as Igrejas Bom Pastor, São José Esposo e São José Operário.
Nos outros dias da semana cada paróquia fica encarregada de promover atividades que visam alcançar grupos atendidos pelo serviço social paroquial, como as crianças e idosos. Já a missa de encerramento também será definida por cada uma das Igrejas Católicas.
Missa de abertura na Catedral
Padre Gunther disse ainda que no caso a Paróquia Santa Cruz a missa de abertura da Semana Social, contará com as participações dos representantes das pastorais Carcerária, da Mulher, da Saúde, e também da Casa Esperança e do grupo responsável pela distribuição de cestas básicas. A comunidade também poderá conhecer o trabalho desenvolvido por cada organização.