LIDERANÇA DE 90 ANOS
Após ter Covid, Cacique Raoni é internado com sintomas de pneumonia
O motivo foi a constatação de alterações na taxa de leucócitos no sangue e sintomas de pneumonia.
31 de Agosto de 2020, 10h17
O cacique Raoni, que tem 90 anos, e é uma das principais lideranças do povo Kayapó, foi novamente internado após quase um mês de ter recebido alta em virtude de se contaminar com o vírus da Covid-19.
A informação consta em um aviso na rede social do Insituto Raoni, que obteve a autorização da família pelo fato do quadro estar estável, porém que ainda inspira cuidados por conta da idade avançada. O cacique respira sem ajuda de aparelhos e não apresentou febre até o momento, sendo seu estado considerado pelos médicos fora de perigo.
Apesar de já ter tido a Covid-19, os novos exames mostraram que há presença no organismo de anticorpos para a doença.
Ao final da nota, o Instituto Raoni rechaça o fato de o vírus se espalhar tão rapidamente pela aldeia Capoto/Jarina, colocando centenas de vidas indígenas em risco.
Leia a nota na íntegra
Informamos que pouco depois de um mês de alta hospitalar, o Cacique Raoni foi novamente internado.
O motivo foi a constatação de alterações na taxa de leucócitos no sangue e sintomas de pneumonia. Exames específicos realizados-tomografia computadorizada e sorologia confirmaram COVID-19.
Seu estado é bom, sem febre, respirando normalmente e sem ajuda de oxigênio.
A equipe médica do Hospital Dois Pinheiros confirmou que o Cacique teve COVID-19 e que exames mostram presença de anticorpos.
A pedido da família, somente fomos autorizados a divulgar estas informações depois de termos comprovação de que o Cacique Raoni se encontra fora de perigo. Caso seu quadro permaneça estável, o Cacique Raoni terá alta em breve.
Sua idade inspira cuidados e o Cacique Raoni seguirá com assistência médica até ficar completamente recuperado.
COVID-19 vem se alastrando na TI Capoto/Jarina, colocando em risco a vida de centenas de indígenas.
Protejam-se!
Proteja-nos!