BALANÇO
Batalhão Ambiental de MT prendeu 547 pessoas por crime ao meio ambiente em 2017
Ao todo, 670 animais foram resgatados e 99 armas de fogo e 1.227 munições foram apreendidas
04 de Janeiro de 2018, 15h41
Em 12 meses, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) do Estado prendeu 547 pessoas e aplicou mais de R$ 13 milhões em multas por crime ambiental. Ao todo, 670 animais foram resgatados e 99 armas de fogo e 1.227 munições foram apreendidas em Mato Grosso.
De janeiro a dezembro de 2017 foram apreendidas mais de cinco toneladas de pescado e 1.137 unidades de material de pesca (anzóis, caixa de pesca, chumbada, espinhel, gancho, molinete, rede, tarrafa e vara). Parte desta apreensão aconteceu durante o período da Piracema, que iniciou em outubro de 2017 e encerrará em 31 de janeiro de 2018.
O Batalhão Ambiental atua no Estado de Mato Grosso, com sede em Cuiabá, e subunidades em Rondonópolis, Cáceres e Barra do Bugres, e tem por missão desenvolver atividade de policiamento e fiscalização ambiental, objetivando a proteção a fauna, flora, os recursos hídricos e florestais, das extensões de água e de mananciais, além de policiamento ostensivo geral, como forma de coibir os impactos ambientais.
O comandante do Batalhão, tenente coronel PM Rodrigo Eduardo Costa, ressaltou a importância da contribuição da sociedade em denunciar práticas de crimes ambientais. Ainda segundo o comandante, há vários canais para denúncias, como por exemplo, o 190 da Polícia Militar, o telefone fixo do Batalhão 3684-1633 e o 0800 65 3838, da Secretaria do Estado de Meio Ambiente.
"A sociedade pode ajudar denunciando maus tratos ou criação irregular de animais, ou ainda quaisquer ações que resultem em danos ao meio ambiente. Temos equipes 24 horas trabalhando em defesa da vida, protegendo o meio ambiente", afirmou.