MELHORIA DO SERVIÇO

CGE e SES firmam parceria para reduzir pagamentos indenizatórios

A consultoria sugeriu soluções baseadas nas dificuldades dos gestores da Saúde

por Da redação

04 de Outubro de 2024, 18h50

None
Divulgação

A Controladoria Geral do Estado (CGE) realizou trabalho de consultoria abrangente na Secretaria Estadual de Saúde (SES), a pedido da própria pasta, com o intuito de auxiliar na redução dos pagamentos indenizatórios. O objetivo foi melhorar a gestão de riscos e controles nas contratações de serviços médicos, e na aquisição de insumos e equipamentos hospitalares.

“As melhorias propostas na consultoria não apenas visam otimizar os processos internos, mas também garantem que os recursos públicos sejam utilizados da melhor forma possível. Isso se traduz em um serviço de saúde mais ágil e eficaz para o cidadão, assegurando que cada investimento se reverta em benefícios diretos à população. Com o engajamento dos gestores e das equipes, estamos construindo uma saúde pública mais sólida e preparada para atender às necessidades de todos”, destacou o controlador-geral do Estado, Paulo Farias.

A consultoria sugeriu soluções baseadas nas dificuldades dos gestores, como a substituição de pagamentos indenizatórios por contratações emergenciais, caso não seja possível realizar a licitação imediatamente, e um estudo sobre os diferentes modelos de gestão hospitalar existentes hoje no Brasil.

“Não há dúvidas de que o trabalho conjunto entre a SES e CGE já rende bons frutos, sobretudo nos fluxos internos da Secretaria e na estipulação de metas para o aperfeiçoamento da nossa gestão. A SES está sempre disposta a cooperar com parcerias como essa”, disse o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.

A CGE também ofereceu treinamentos para os servidores, com foco na nova Lei de Licitações e Contratos, abordando temas como Estudo Técnico Preliminar, Termo de Referência e Pesquisa de Preços.