CÉRBERUS

PF deflagra operação contra organização criminosa formada por civis e militares

por Estevan de Melo, de Cuiabá

04 de Novembro de 2020, 10h10

None
Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (04), a Operação Cérberus, que investiga uma organização criminosa formada por policiais e ex-policiais, civis e militares, voltada ao tráfico de drogas e extorsão.

Alguns dos investigados possuem antecedentes criminais extremamente violentos, com passagens por extorsão, homicídios e tráfico de drogas.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária em Cuiabá/MT, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá. Foram apreendidos celulares, veículos e armas de fogo. A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 5.500.000,00 (cinco milhões e quinhentos mil reais) das contas dos investigados, além do sequestro de veículos e imóveis registrados.

Há fortes indícios de que os investigados subtraíram carregamentos de drogas de traficantes e os venderam para outros criminosos. Apurou-se que os investigados ostentam padrão incompatível com seus rendimentos lícitos, abriram empresas de fachada e usaram familiares para ocultar patrimônio.

Durante as investigações, no dia 16/10/2020, após informações repassadas pela Polícia Federal, a Polícia Militar, por meio da Força Tática, realizou uma ação conjunta que resultou na prisão de outros quatro envolvidos, em um flagrante que apreendeu aproximadamente 120kg (cento e vinte quilogramas) de cocaína, três veículos, arma de fogo e quase sessenta mil reais em espécie.

A operação tem como objetivo a prisão das lideranças e a descapitalização patrimonial da organização criminosa, a fim de evitar a formação de uma possível milícia no Estado de Mato Grosso.

A operação foi batizada de CÉRBERUS em razão da forma extremamente violenta como agiam os integrantes da ORCRIM, em alusão à mitologia grega do monstruoso cão de três cabeças que guardava a entrada do mundo inferior, o reino subterrâneo dos mortos, deixando as almas entrarem, mas jamais saírem e despedaçando os mortais que por lá se aventurassem.