CONTEÚDO HISTÓRICO
Lançamento de livro reúne economistas e destaca trajetória de desenvolvimento de Mato Grosso
"Como economista, tive a honra de contribuir e participar do lançamento do livro, que reúne autores para analisar os fatores estruturais e estratégicos que impulsionaram o crescimento do nosso Estado”, afirmou o parlamentar.
04 de Fevereiro de 2026, 09h13
Foi lançado nesta segunda-feira (2), no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), com grande participação do público, o livro “Economia Contemporânea de Mato Grosso”, organizado pelo economista Vivaldo Lopes e com a participação de 11 coautores. A obra conta com o apoio do deputado estadual Thiago Silva, que destinou emenda parlamentar para viabilizar a produção literária, realizada pela Editora Entrelinhas, com participação da AMISCIM.
Segundo o deputado Thiago Silva, o lançamento da obra representa um marco importante para o registro e análise do desenvolvimento econômico estadual. Ele destacou que o projeto surgiu da necessidade de atualizar a literatura sobre a economia contemporânea de Mato Grosso.
“Sempre defendi que Mato Grosso precisa registrar, estudar e divulgar, com profundidade, o seu modelo de desenvolvimento econômico, que hoje é referência nacional e até internacional. Como economista, tive a honra de contribuir e participar do lançamento do livro, que reúne autores para analisar os fatores estruturais e estratégicos que impulsionaram o crescimento do nosso Estado”, afirmou o parlamentar.
A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Silva, parabenizou o deputado pela iniciativa em parceria com o organizador da obra, ressaltou a relevância do conteúdo produzido e afirmou que a universidade está de portas abertas para futuras parcerias.
“Temos muito a agradecer por esta iniciativa. É de suma importância estudar a economia contemporânea do Estado e compreender a trajetória que nos trouxe até aqui”, destacou.
O organizador do livro, Vivaldo Lopes, ressaltou a sintonia entre a proposta defendida pelo deputado de produzir uma obra sobre a economia estadual e o projeto que ele já vinha desenvolvendo sobre o tema. “Também quero agradecer a contribuição de todos os autores que fizeram a diferença na produção desta grandiosa obra”, disse.
Participam como autores do livro Vivaldo Lopes, Fernando Tadeu de Miranda Borges, Juan Carlos Bolsoni Porto, Sílvio Cezar Pereira Rangel, Vanessa Marina Gasch Harris, Vítor Galesso, Guilherme Frederico de Moura Müller, Ricardo Roberto de Almeida Capistrano, Vinícius de Carvalho Araújo, Maurício Munhoz Ferraz e André Luís Torres Baby.
O deputado Thiago Silva também destacou a importância coletiva da produção intelectual e parabenizou os envolvidos na elaboração da obra. “Parabenizo o organizador, economista Vivaldo Lopes, o presidente da FIEMT e anfitrião do evento, Sílvio Rangel, além de todos os autores que se dedicaram a esta relevante produção intelectual, que certamente contribuirá para orientar decisões tanto no setor público quanto na iniciativa privada. Viva a força e o protagonismo da economia mato-grossense”, afirmou.
O autor Sílvio Rangel também ressaltou a importância histórica e estratégica do livro. “Esta obra é fundamental para compreendermos a história do Estado, o processo de industrialização e, principalmente, para projetarmos o futuro de Mato Grosso”, pontuou o presidente da FIEMT.
Por fim, o deputado Thiago Silva reafirmou seu compromisso de continuar atuando na Assembleia Legislativa em apoio às iniciativas que resgatem a trajetória de crescimento do Estado, além de trabalhar as perspectivas para o futuro da economia mato-grossense.