COVID-19

Deputado Thiago Silva defende criação de centros de reabilitação pós-covid nas cidades-polo

A indicação tem por objetivo atender os pacientes que obtiveram sequelas respiratórias, motoras ou emocionais decorrentes do coronavírus

por Redação c/ assessoria

04 de Maio de 2021, 10h09

Divulgação
Divulgação

Preocupado com o percentual de pessoas que ficaram com sequelas pós-covid, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou a indicação 2593/2021 para que o Estado possa criar centros de reabilitação nas cidades-polo de Mato Grosso.

A indicação tem por objetivo atender os pacientes que obtiveram sequelas respiratórias, motoras ou emocionais decorrentes do coronavírus. Estima-se que a cada 10 pacientes recuperados, oito ainda apresentem sintomas de Covid nas duas semanas após a cura da doença, sendo, portanto, necessário o tratamento destas sequelas o quanto antes para que estas não convertam-se em deformidades permanentes.

“Queremos que o Estado tenha essa atenção especial com as pessoas que ficaram com sequelas e precisamos criar nas cidades-polo, centros de recuperação para fazer este atendimento pelo Sistema Único de Saúde”, disse o deputado Thiago.

O centro de reabilitação poderá ser composto por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos.

Em reunião na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (3), o deputado Thiago parabenizou a luta do vereador de Rondonópolis Dr. Jonas pela implantação do centro de reabilitação para pessoas que ficaram com sequelas da covid na unidade de reabilitação Nilmo Júnior.

Divulgação

Durante a reunião, que também contou com a presença do senador Welinton Fagundes, vereadores Reginaldo, Marildes, Dico, secretário de saúde Vinicius, deputados Sebastião Rezende e Wilson Santos, o deputado Thiago reforçou junto dos colegas parlamentares o pedido ao secretário da Assembleia deputado Eduardo Botelho para o Legislativo ajudar na implantação do “Corujão da Vacina” para o atendimento 24 horas e um centro de triagem em Rondonópolis.

De acordo com o servidor público Wiliam Lima, essa indicação é de grande valia para atender milhares de pacientes que precisam de atendimento especializado para a recuperação e voltar às atividades normais.