DE JANEIRO A JULHO
Hospital Estadual Santa Casa realizou 4,2 mil cirurgias em sete meses
Maiores demandas foram pelas especialidades de cirurgia geral, pediatria, urologia, oncologia e otorrinolaringologia
04 de Agosto de 2024, 09h53
O Hospital Estadual Santa Casa, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em Cuiabá, realizou 4.298 cirurgias entre janeiro e julho de 2024. Dos procedimentos realizados, 1.276 foram de urgência e 3.022 foram eletivos e previamente agendados.
O número equivale a cerca de 4,5 vezes o valor da performance obtida no ano de 2019, em que foram realizadas 920 cirurgias pelo mesmo hospital. Naquele ano, ocorreu a requisição administrativa do Governo do Estado e o Hospital Estadual só passou a funcionar em 23 de julho.
Em 2024, as maiores demandas de cirurgias na unidade foram pelas especialidades de cirurgia geral (1.363), pediatria (1.047), urologia (562), oncologia (523) e otorrinolaringologia (460).
“O Hospital Estadual Santa Casa demonstra com muita eficiência o seu potencial e aumenta a produção ao longo dos anos. Nestes sete meses de 2024, a unidade realizou mais de três mil cirurgias eletivas, priorizando o atendimento de pacientes que aguardavam pelos procedimentos. Além disso, mais de mil crianças foram operadas neste período no hospital, que é referência em pediatria”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Para o paciente Carlos Rogério Pereira, morador de Cuiabá internado no Hospital Estadual desde o dia 23 de julho, o atendimento prestado pela unidade é de excelência e “assemelha-se muito ao de um hospital particular”. Ele passou por uma cirurgia urológica.
“Vim de transferência de uma policlínica do município de Cuiabá e cheguei aqui com uma infecção já meio grave na bexiga. Eu conversei com a minha esposa quando eu fui recebido aqui e comentei com ela: ‘isso está parecendo mais um hospital particular’, pelo tipo de atendimento. Assim que eu cheguei, eu vim para a enfermaria e à noite eu já fui encaminhado para fazer raio X no pulmão”, disse, ao reforçar que também passou por ultrassonografia e tomografia computadorizada dentro da unidade.
A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, informou que foram realizadas em média 614 cirurgias por mês. Além disso, a gestora pontuou que o programa Fila Zero na Cirurgia cooperou para o resultado positivo.
“Mantivemos uma boa performance de cirurgias durante esses sete meses e a nossa média supera 600 procedimentos cirúrgicos por mês. Temos trabalhado para realizar mutirões de cirurgias eletivas por meio do programa Fila Zero. Isso só é possível graças a uma equipe que é capacitada e está alinhada para garantir a eficiência do serviço prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescentou a gestora.
Para o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Lira, os indicadores demonstram que o Hospital Estadual segue um modelo de eficiência em gestão.
“O desempenho do Hospital Estadual Santa Casa expressa o comprometimento que as equipes de todas as unidades hospitalares geridas pelo Estado têm. A Rede Estadual está capacitada e trabalha para ofertar serviços cada vez mais eficientes para a população de Mato Grosso”, concluiu.
Atualização cadastral
A diretora da unidade ainda observa que o Hospital Estadual Santa Casa tem capacidade para aumentar o número de cirurgias realizadas e pontua que há dificuldade em localizar os pacientes que aguardam na fila das cirurgias eletivas. Para facilitar a localização, a gestora pede para que a população mantenha o cartão de saúde do SUS com endereço e telefone atualizados.
"É através dele que vamos encontrar esses pacientes que estão na fila das cirurgias. Muitas das vezes a pessoa é elegível para a cirurgia, mas não é localizada porque mudou de telefone ou endereço. Nós tentamos fazer uma busca ativa, mas ainda assim temos dificuldade", observa.
Para fazer a atualização do cadastro do SUS, basta comparecer em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).