VIAGEM VIRTUAL

Google Street View oferece imagens em 360 graus do Cristo Redentor e da Ilha Grande no RJ

Fotos dos locais foram tiradas por meio do Street View Trekker

por GazetaMT

04 de Setembro de 2013, 13h00

Google Street View oferece imagens em 360 graus do Cristo Redentor e da Ilha Grande no RJ
Google Street View oferece imagens em 360 graus do Cristo Redentor e da Ilha Grande no RJ

Foto: IDGNOW!/UOLO Google oferece a partir desta quarta-feira (04) a disponibilidade de imagens do Cristo Redentor e da Ilha Grande dentro de Street View, ferramenta do Google Maps que traz visualizações ao nível da rua de vários lugares do mundo em 360 graus. Os dois locais estão entre os primeiros da América Latina capturados utilizando o Street View Trekker - um equipamento de câmeras, montado numa mochila e desenhado para chegar a lugares não acessíveis por carros ou triciclos.

 A ação, segundo Maitê Iturria, gerente de operações para Street View na América Latina, contou com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Fundação de Turismo de Angra dos Reis e do Instituto Estadual do Ambiente, que cedeu uma lancha para a captação de imagens da Ilha Grande. Dois engenheiros do Google, Steve Silverman e Matthew Prestopino, responsáveis pelo desenvolvimento do Trekker, estiveram no Brasil em maio fazendo as imagens, que serviram de teste para o equipamento.

O Trekker usa exatamente a mesma tecnologia de captação de imagens dos carris e triciclos, mas com as 15 câmeras acopladas a uma estrutura em formato de mochila, operadas por um celular com sistema operacional Android.  A máquina é capaz de registrar imagens a cada 2,5 segundos. Essas imagens depois são coladas, formando as panorâmicas do Street View.

"A intenção é dar aos usuários do Street View a sensação imersível de estarem caminhando pelas trilhas e praias de Angra e pelo caminho de acesso e o entorno do monumento do Cristo Redentor, com visão de 360 graus", explica Maite, lembrando que, no futuro, há intenção do Google de unir a essas imagens outras captadas por turistas.

A primeira vez que o Trekker entrou em ação foi na captação de imagens do Grand Canyon, nos Estados Unidos. O Cristo Redentor foi o segundo local no mundo e Angra o terceiro. 

De acordo com o Google, o sistema Street View, utilizando outros tipos de veículos, já captou mais de 8 milhões de quilômetros em mais de 3 mil cidades de 50 países e da Antártica, desde 2007, quando foi lançado. Até agora, a companhia já registrou mais de 350 mil quilômetros da malha viária pavimentada do Brasil. Câmeras internas também estão sendo utilizadas na captação de imagens para a construção de panoramas de 360 graus de museus e da estádios.

 No Brasil, além do lançamento do site Views, desde o lançamento inicial do produto, em 2010, o Street View tem registrado muito mais que as vias das cidades por onde passou. Recentemente foram anunciadas imagens de:

  • Parquestais comoParque do Ibirapuera,Lagoa Rodrigo de Freitas,Lago Tumbira- Desde outubro de 2012
  • Zoológicos-Jardim Zoológico,Zoológico de Bauru,Zoologico de Americana(2013)
  • Estádios:Estádio do Morumbi,Arena Santos,Vila Belmiro,Estádio Do Pacaembu, Sapucaí. A intenção do Google éter todos os estádios da copa no Street View até o início da competição, em 2014.
  • Parceria com ICIMBO(2013)

Na América Latina, segundo Maite Iturria, o Google está negociando com o Ministerio de Cultura do Peru para levar o  Trekker a Machu Picchu.

(Com informações do UOL)