emergência

Deputado Zé Carlos do Pátio busca recursos para manter hospital de Campo Novo do Parecis

O parlamentar intermediou uma reunião entre o chefe da casa civil e os representantes do município, no qual, apresentaram a situação grave

por GazetaMT

04 de Setembro de 2015, 09h49

Deputado Zé Carlos do Pátio busca recursos para manter hospital de Campo Novo do Parecis
Deputado Zé Carlos do Pátio busca recursos para manter hospital de Campo Novo do Parecis

A situação financeira do Centro Hospitalar de Campo Novo do Parecis pode ser considerado um caso de UTI, por isso, o presidente da câmara municipal o vereador Dionardo Mendes (SD), solicitou que o deputado estadual Zé Carlos do Pátio (SD) intermediasse a reunião entre os representantes do município e o secretário-chefe da casa civil, Paulo Taques. Na reunião, ficou firmado que o Estado vai buscar meios de ajudar a prefeitura manter o hospital.

De acordo com o prefeito, atualmente o município está arcando com 90% do orçamento do hospital e outros 10% vem de doações de entidades locais, com isso, um terço do orçamento da saúde está sendo comprometido para o funcionamento do hospital. Contudo, como a população de Campo Novo dobrou nos últimos 7 anos, o dinheiro não tem sido suficiente para cumprir os compromissos.

Participou também da reunião o prefeito Mauro Valter Berft, a secretária de saúde Evanete Steiger, além de uma comitiva de vereadores da câmara. Foto - AssessoriaAtualmente o investimento no hospital é de R$ 670 mil anual, e nos últimos oito meses já foram realizados mais de 30 mil atendimentos, incluindo a população das cidades vizinhas. De acordo com o vereador Dionardo, o hospital é considerado um dos melhores da região, pois com baixo custo consegue ser resolutivo.

"Temos condições de atendimento imediato, envolvendo até mesmo outros municípios. Mas hoje a situação é grave e estamos buscando lidar da melhor maneira possível, contudo, sem a ajuda do Estado será cada vez mais complicado e corremos o risco de fechar o hospital", argumentou Dionardo.

Para o deputado Zé Carlos do Pátio o Estado precisa olhar melhor para a região oeste de Mato Grosso, pois a demanda da saúde é grande, e quanto mais os problemas forem resolvidos no interior, menos casos chegarão à capital, onde os hospitais já estão na capacidade máxima de atendimento.

Durante a reunião foi entregue para o secretário chefe da casa civil Paulo Taques, vários documentos referente ao orçamento do hospital. E ficou decidido que novas reuniões serão realizadas para que alinhasse um acordo entre o município e o Estado para que o hospital não precise fechar.

"Vou sentar com o secretário de planejamento Marrafon, e com o governador Pedro Taques para que possamos incluir o hospital de Campo Novo no orçamento, e depois encaminharemos a demanda para a Secretaria de Saúde e assim trabalhar para não fechar o hospital", se comprometeu Paulo Taques.