conquistas

Construção de unidades e aquisição de equipamentos melhoram socioeducativo de MT

A ação atende uma demanda da sociedade pela ampliação do número de vagas, além de atender determinação que consta do Plano Decenal

por GazetaMT

05 de Janeiro de 2017, 15h56

Construção de unidades e aquisição de equipamentos melhoram socioeducativo de MT
Construção de unidades e aquisição de equipamentos melhoram socioeducativo de MT

Em 2016, o Governo de Mato Grosso deu o maior passo em direção ao fortalecimento do Sistema Socioeducativo: a reforma e ampliação do maior Centro de Atendimento Socioeducativo do estado, o Complexo Pomeri, localizada na capital. A ação atende uma demanda da sociedade pela ampliação do número de vagas, além de atender determinação que consta do Plano Decenal. “A reforma de unidades passa pela capacitação de servidores e aquisição de novos sistemas que possibilitem a melhoria dos serviços prestados pelo governo aos adolescentes em medida socioeducativa”, acresce o secretário de \Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo.

Para conseguir transformar o processo de responsabilização do adolescente em uma ação de caráter educativo e de desenvolvimento da cidadania, como preconiza o Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo de Mato Grosso (2015-2024), documento aprovado em maio de 2015 pela atual gestão, o governo estadual tem realizado uma série de ações e investimentos nessa área, sendo a execução da recuperação e reforma parcial do Pomeri uma das principais.

“O Complexo Pomeri é a maior unidade do Sistema Socioeducativo e a recuperação deste espaço mostra o empenho do atual governo em desenvolver políticas que busquem, de fato, reinserir estes adolescentes ao convício social, dando-lhes um local digno onde possam cumprir sua medida, um espaço salubre, que realmente proporcione a socioeducação”, destaca o adjunto de Justiça, Enéas Corrêa Figueiredo Júnior.

Também em 2016, a Sejudh demoliu as antigas alas de internação III e IV do Centro Socioeducativo de Internação Masculina de Cuiabá no Complexo Pomeri. A demolição das alas antigas, além de atender à decisão judicial, representa um momento importante de modernização das estruturas do sistema socioeducativo. 

“Iniciamos, no Complexo Pomeri, as obras de construção do 'Espaço Social e de Cidadania Dom Bosco'. A instalação do espaço multiuso contará com biblioteca e sala para reuniões e encontros, uma ação do projeto social 'Dai-me almas', realizado pela Paróquia São Gonçalo do Porto”, explica Enéas Corrêa. 

Serão construídos ainda o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), Unidade de Atendimento Inicial e Unidade de Internação Provisória Masculina no município de Rondonópolis. Os processos licitatórios para a contratação de empresas para execução das obras estão abertos e os editais já estão disponíveis (clique aqui para conferir os editais).

“Nessa gestão, estamos trabalhando para aprimorar o serviço prestado, de acordo com o que regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A demolição dessa estrutura antiga e todas as melhorias previstas refletem o tipo de atendimento responsável e humanizado que queremos oferecer a esses adolescentes e o bem-estar dos nossos servidores. É um momento de transformação no sistema socioeducativo do estado de Mato Grosso”, conclui o adjunto.

Pioneirismo

A Sejudh entregou 27 computadores para atendimento emergencial das operações no Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), programa que integra a base da política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. A aquisição do sistema do Governo Federal colocou Mato Grosso, mais uma vez, como pioneiro. O estado é o primeiro da União a integrar o Poder Judiciário e o Conselho Tutelar do município ao sistema.

“A aquisição representa o engajamento da Sejudh no atendimento ao Termo de Cooperação firmado entre Executivo e Judiciário, bem como sustenta a garantia da qualidade de informação referente aos adolescentes internos nas unidades socioeducativas”, destaca o superintendente do Socioeducativo, Edson Cruz.

Outro trabalho de extrema importância realizada pelo governo foi a criação da Comissão Intersetorial do Sistema de Atendimento Socioeducativo no Estado, que tem o objetivo de promover a articulação interna dos órgãos e secretarias do Estado para implantar o Sinase em Mato Grosso. A Comissão se reúne mensalmente e é formada por integrantes das Secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Segurança Pública (Sesp), Cultura (SEC), Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Ciência e Tecnologia (Secitec), Planejamento (Seplan), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Conselho Regional de Serviço Social (Cress), Conselho Regional de Psicologia (CRP), Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo (SINDPSS), Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).

Dentre os assuntos já debatidos pela Comissão estão o repasse e atualização do andamento das ações do sistema socioeducativo, aprovação do projeto arquitetônico básico que servirá de modelo para as unidades de atendimento socioeducativo no estado e o alinhamento das ações do Plano de Trabalho Anual (PTA) 2017 das secretarias e órgãos da comissão para prever investimento em ações voltadas ao sistema socioeducativo. 

“O objetivo com essa discussão é melhorar o planejamento das ações de forma integrada, de forma transparente, contando com todos os atores envolvidos, cada um fazendo sua parte”, informou o presidente da Comissão, Enéas Corrêa.

Qualificação

A capacitação dos servidores que trabalham na área também recebe atenção especial do governo estadual. Em agosto, foi encerrado o Ciclo de Formação Continuada para Profissionais do Sistema Socioeducativo, que qualificou e certificou 395 servidores de seis municípios, de um total de 443 participantes. As atividades foram realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT), Poder Judiciário (PJMT) e Associação Plante Vida.

Durante o ciclo, que teve início em julho deste ano, foram contemplados os agentes socioeducativos, assistentes administrativos e profissionais de nível superior que atuam nos Centros de Atendimento Socioeducativos de Cuiabá, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop. 

De acordo com a equipe responsável pelas atividades, a capacitação possibilitou aos participantes uma compreensão mais profunda sobre o Sinase, por meio de discussões e análises sobre a conjuntura da política de socioeducação no Brasil, contradições das atribuições e competências profissionais dos atores envolvidos no sistema e parâmetros de segurança no atendimento socioeducativo, integrando os conteúdos aos conhecimentos e experiências anteriores dos servidores.