Obras

Edital para ampliação do aeroporto de Rondonópolis já está disponível

As obras deverão ficar prontas para a Copa do Mundo de 2014 e a expectativa é de que no mês de março de 2013 elas sejam iniciadas

por GazetaMT

05 de Dezembro de 2012, 10h59

Edital para ampliação do aeroporto de Rondonópolis já está disponível
Edital para ampliação do aeroporto de Rondonópolis já está disponível

Foto: Marcos Magalhães/GazetaMTAs empresas interessadas no edital de menor preço para ampliação e pavimentação do aeroporto de Rondonópolis já podem retirar o edital do certame na Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu). As obras deverão ficar prontas para a Copa do Mundo de 2014 e a expectativa é de que no mês de março de 2013 elas sejam iniciadas.

A licitação ocorre em 28 de dezembro, na sede da Secretaria de Transporte. A Setpu e a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) possuem um termo de cooperação técnica onde coube a primeira licitar, fiscalizar e realizar as medições da obra. 

A pista de pouso e decolagem atual passaria de 30 para 45 m de largura e seria aumentada em 427 m de extensão, totalizando 2.460 m. Será implantada e pavimentada uma pista de táxi aéreo, com 2.022 m, paralela a de pouso e decolagem com acesso as duas cabeceiras, a sinalização luminosa atual será reposicionada e outra implantada nas áreas acrescidas, e, ainda será instalado o sistema Precision Approach Path Indicator (Papi) que se trata de um indicador de trajetória de aproximação de precisão, nas duas cabeceiras da pista. 

Segundo o engenheiro civil Aeroportuário e Hidroviário da Setpu, José Carlos Ferreira, a nova configuração do aeroporto de Rondonópolis permitirá que os boings 737-700 com capacidade para 150 passageiros possam ser operados, voos noturnos sejam realizados, e, ainda oferecerá mais conforto e segurança aos usuários. Para estação de passageiros, será adquirido um equipamento de Raio-X de bagagem e de esteira de restituição de bagagem. 

No planejamento de aeródromo para a Copa de 2014, em Mato Grosso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) considerou os aeródromos de destino dos municípios de Cuiabá e Rondonópolis e aeródromo de alternativa o de Barra do Garças.  

 

 

(com informações da assessoria)