LITERATURA
Com apoio de Thiago Silva, lançamento de livro celebra a pujança e o legado dos 72 anos de Rondonópolis
O município se destaca por sua vinculação histórica com Marechal Rondon e pelo forte crescimento nos setores de serviços, educação e comércio
05 de Dezembro de 2025, 09h00
Com o apoio do deputado estadual e rondonopolitano Thiago Silva, será lançado no dia 11, às 19h, no auditório da UFR, o livro “Rondonópolis – 72 anos de história”, escrito pelo professor doutor João Antônio Botelho Lucidio. A obra reúne documentos, registros e imagens que narram a trajetória de desenvolvimento econômico e social do município.
A produção do livro, já impressa e disponível ao público apreciador de história e cultura, contou com o apoio da Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural, da Universidade Federal de Rondonópolis, da Assembleia Legislativa e do Governo de Mato Grosso. Todo o público participante do evento irá ser contemplado com uma edição do referente livro.
Um dos trechos da obra destaca: “Os vestígios da presença humana no território de Rondonópolis remontam a 4.620 anos. Os primeiros registros sobre os Bororo datam do século XVII, quando sofriam perseguição dos bandeirantes. No início do século XX, surgem as primeiras fazendas. A povoação, reconhecida oficialmente em 1915, quase desapareceu entre as décadas de 1930 e 1940. A partir dos anos 1950, renasceu das ruínas e manteve um contínuo crescimento até os dias atuais”.
Na apresentação do livro, Thiago Silva ressalta a importância do resgate histórico. “Como rondonopolitano e tendo dedicado grande parte da minha vida pública à melhoria da educação do nosso município, sinto-me honrado em apoiar o lançamento de Rondonópolis – 72 Anos de História. Nossa cidade, que já ultrapassa os 250 mil habitantes e figura entre as 100 maiores economias do Brasil, precisa ter sua história valorizada e revisitada”, afirmou.
Localizada na região sudeste de Mato Grosso, Rondonópolis possui, segundo o IBGE (2025), uma população de 263.708 habitantes e detém a segunda maior economia do estado.
O município se destaca por sua vinculação histórica com Marechal Rondon e pelo forte crescimento nos setores de serviços, educação e comércio. Além disso, lidera as exportações mato-grossenses, alcançando US$ 551,98 milhões neste ano.