FEMINICÍDIO

Júri popular dos envolvidos na morte de Raquel Cattani é marcado para janeiro

Com a data definida, o caso avança para sua fase final na primeira instância.

por Da redação

05 de Dezembro de 2025, 16h24

None
Divulgação

A Justiça de Mato Grosso marcou para o dia 22 de janeiro de 2026, às 8h, o julgamento dos irmãos Romero Xavier Mengarde e Rodrigo Xavier Mengarde, acusados de planejar e executar o assassinato de Raquel Maziero Cattani, filha de 26 anos do deputado estadual Gilberto Cattani (PL).

A decisão foi proferida no último dia 13 de novembro pela juíza Ana Helena Alves Porcel Ronkoski, da 3ª Vara de Nova Mutum, que presidirá o Tribunal do Júri responsável pelo caso.

Os dois réus, que seguem presos preventivamente, serão levados ao plenário presencialmente, sem o uso de algemas e vestidos com roupas civis, conforme determinação da magistrada.

De acordo com a denúncia, os irmãos são apontados como mandante e executor do assassinato ocorrido em 18 de julho de 2024, no Rancho PH, localizado no Assentamento Pontal do Marape, zona rural de Nova Mutum.

Romero, que foi casado com Raquel por cerca de dez anos e não aceitava o fim do relacionamento, teria planejado o crime e oferecido R$ 4 mil ao irmão Rodrigo para matá-la. Conforme a investigação, os dois se ajustaram previamente para a execução.

Na noite do crime, Rodrigo entrou clandestinamente na casa da vítima e aguardou sua chegada. Quando Raquel retornou, foi atacada com sucessivos golpes de arma branca, que resultaram em sua morte. O laudo pericial aponta múltiplas lesões, caracterizando meio cruel e revelando brutalidade incomum.

O Ministério Público também destaca qualificadoras como feminicídio, emboscada, motivo torpe e homicídio mediante recompensa. Ainda segundo o processo, após o assassinato, Rodrigo furtou diversos pertences da vítima e fugiu na moto que ela utilizava.

Os acusados foram presos em 25 de julho de 2024. A denúncia foi recebida em agosto do mesmo ano e ambos foram pronunciados em 19 de dezembro de 2024 para serem julgados pelo Tribunal do Júri. A decisão de pronúncia foi mantida pelo Tribunal de Justiça após recursos das defesas, com trânsito em julgado em 22 de outubro de 2025.

Na decisão que agenda o julgamento, a magistrada ressalta a complexidade do caso, o volume de diligências e a necessidade de organização para o plenário. Testemunhas indicadas pelo Ministério Público e pelas defesas deverão ser ouvidas durante a sessão, entre elas a mãe da vítima, Sandra Maziero Cattani.

A juíza também determinou a requisição de objetos e eventuais armas utilizados no crime, para apresentação aos jurados.

Com a data definida, o caso avança para sua fase final na primeira instância. O Tribunal do Júri decidirá se Romero e Rodrigo Xavier Mengarde serão condenados pelos crimes de homicídio qualificado (feminicídio), motivo torpe, meio cruel, emboscada e mediante promessa de recompensa, além de furto qualificado (em relação a Rodrigo).

Raquel Cattani foi uma jovem produtora de queijos e fundadora da Queijaria Cattani. Reconhecida pela qualidade dos queijos artesanais que produzia, conquistou prêmios e se tornou referência no setor. Sua trajetória foi interrompida tragicamente aos 26 anos, deixando dois filhos e um legado de dedicação e excelência na produção de queijos.