DESTAQUE
Sesc Pantanal é destaque no Prêmio Nacional do Turismo 2025
Instituição é reconhecida na categoria Valorização do Patrimônio Natural no Turismo
05 de Dezembro de 2025, 08h10
O Polo Socioambiental Sesc Pantanal, iniciativa do Sistema CNC, Sesc-Senac, conquistou o segundo lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2025 na categoria Valorização do Patrimônio Natural no Turismo. A premiação, promovida pelo Ministério do Turismo e pelo Conselho Nacional do Turismo, reuniu em Brasília (DF) iniciativas que fortalecem o setor ao integrar natureza, cultura e desenvolvimento territorial.
Para a gerente-geral do Polo Socioambiental, Cristina Cuiabália, o reconhecimento reforça a relevância do trabalho realizado ao longo de três décadas. “Estar entre as iniciativas premiadas de todo o Brasil reforça que estamos no caminho certo. É o reconhecimento de um trabalho pioneiro do Sistema CNC, Sesc-Senac no Pantanal há 30 anos, cuidando de um patrimônio que não é só do Brasil, é do planeta. Dedicamos esse prêmio a todos os pantaneiros e pantaneiras que cuidam, protegem e valorizam esse nosso patrimônio”, afirmou.
O Sesc Pantanal concorreu ao lado de duas iniciativas nacionais, a Brazil Birding Experts e o Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos de São Sebastião.
A escolha da instituição por disputar na área de Valorização do Patrimônio Natural reflete diretamente sua atuação no território. O Pantanal é o principal ativo de conservação do Polo Socioambiental, que trabalha pela conservação da biodiversidade e pela valorização das manifestações culturais locais.
Segundo Cuiabália, o Sesc Pantanal desenvolve nove frentes de atuação integradas, envolvendo instituições parceiras e comunidades do entorno de todas as unidades que integram o Polo. “São muitos exemplos de transformação diária em prol do Pantanal, como a promoção de tecnologias sociais para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas com a captação de água de chuva por meio de cisternas implementadas nas comunidades, o projeto Borboletário de criação de borboletas com vinte e cinco famílias desse território, projetos de ação comunitária que já produziram milhares de mudas para recomposição das áreas afetadas pelos incêndios florestais”, explica.
O ecoturismo se conecta a esse trabalho, sendo uma das nove frentes de atuação. A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, maior reserva privada do país, é o núcleo das ações de conservação e pesquisa. O acesso do público a esse território ocorre a partir do Hotel Sesc Porto Cercado, de onde partem os roteiros que apresentam a fauna, a flora e aspectos do modo de vida pantaneiro. Essa relação entre a área protegida e a estrutura de visitação do hotel permite que o patrimônio natural sob cuidado do Polo seja conhecido por visitantes de diferentes regiões do Brasil e do mundo.
O Prêmio
O Prêmio Nacional do Turismo reconhece iniciativas inovadoras e práticas de excelência que impulsionam o desenvolvimento do setor no Brasil. A premiação destaca profissionais e serviços que contribuem para a geração de emprego e renda, promovem inclusão social e reforçam a sustentabilidade ambiental. Além do reconhecimento, ele busca incentivar a continuidade da qualidade e a adoção de soluções cada vez mais inovadoras no turismo brasileiro.