CARNE

Concorrentes tentam ganhar espaço da JBS em Mato Grosso

Reportagem de O Globo destaca retomada de plantas frigoríficas no Estado

por GazetaMT

05 de Julho de 2017, 10h10

Concorrentes tentam ganhar espaço da JBS em Mato Grosso
Concorrentes tentam ganhar espaço da JBS em Mato Grosso

Reportagem publicada na edição desta quarta-feira, 5, do jornal carioca O Globo, destaca a retomada das atividades de plantas frigoríficas no Estado. O texto é assinado pelos jornalistas João Sorima Neto e Chico Prado, anunciam a reabertura de duas plantas de abate bovino em Mato Grosso, Marfrig e Minerva. O Estado  é o que possui o maior rebanho bovino do país, reabrindo os estabelecimentos após crise da líder do setor, nesse caso o grupo JBS.

De acordo com o Globo, grandes frigoríficos estão reabrindo unidades no Mato Grosso, estado com 30,5 milhões de bovinos, o maior rebanho do país, num movimento contrário ao dos últimos anos. O objetivo é ganhar mercado que pertencia à JBS. A empresa passou a enfrentar dificuldades, reduzindo abates, após a delação premiada de seus controladores e do acordo de leniência, que prevê multa de R$ 10,3 bilhões.

Ainda na matéria, a contribuição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos, requerida pelo deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho - presidente da Comissão, que contou com a colaboração dos membros composta pelos deputados estaduais: José Domingos Fraga (PSD) - relator, Pedro Satélite (PSD); Wagner Ramos (PSD); e Eduardo Botelho (PSB; e os membros suplentes: Oscar Bezerra (PSB), Zeca Viana (PDT), Baiano Filho (PSDB), Wancley Carvalho (PV) e Wilson Santos (PSDB), atualmente licenciado, com as recomendações "Cada recomendação é resultado de estudos e levantamentos contundentes, o deputado Zé Domingos desempenhou um papel muito importante como relator, sempre pontuando e analisando cada rito com extremo rigor. Com relação as recomendações do relatório final, a própria JBS assumiu o compromisso com a CPI de devolver as plantas frigoríficas aos devidos proprietários. Vale ressaltar que o grupo já ampliou o abate, à exemplo do Frigorífico de Barra do Garça", observou.

"Outra recomendação importante da Comissão Parlamentar foi a recontagem do rebanho bovino no estado, por meio da Lei 10.486", lembrou Nininho.