DEFENSOR DA CULTURA

Liderança do Alto Xingu que inspirou novela da antiga TV Tupi morre de coronavirus

Cacique estava internado em um hospital particular há duas semanas após ser transferido de Canarana (605 km de Cuiabá).

por Karollen Nadeska, de Cuiabá

05 de Agosto de 2020, 15h11

Reprodução
Reprodução

O cacique Xingu, Aritana Yawalapiti, de 71 anos, morreu nesta quarta-feira (15) no município de Goiânia (GO) no Hospital São Francisco.

Ele foi diagnosticado com o novo coronavirus no mês de julho e lutava para combater a doença inicialmente na aldeia. O cacique, porém, teve seu estado de saúde agravado e precisou ser internado em uma unidade de Canarana (605 km de Cuiabá).

No entanto, há duas semanas, o cacique foi transferido para um hospital particular de Goiânia onde foi intubado no leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas acabou não resistindo as complicações da Covid-19 e veio a óbito.

Aritana foi uma das maiores lideranças do Alto Xingu, sua história de defesa da Cultura e de denúncias dos efeitos dos desmatamentos no território indígena, inspiraram a novela Aritana da antiga TV Tupi no final dos anos 70.