CAMPANHA

Alto Araguaia promove diversas ações na Semana do Aleitamento Materno

As atividades começam na segunda-feira, na Câmara de Vereadores, e seguem durante toda semana nas unidades de saúde e encerramento com mamaço na Praça da Matriz.

por Da redação

05 de Agosto de 2022, 08h57

None
Divulgação

A Prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), através das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno (CAAM), vai iniciar na segunda-feira (08.ago.2022) a Semana do Aleitamento Materno de 2022. A iniciativa integra o ‘Agosto Dourado’, mês que simboliza a conscientização sobre a importância e o incentivo ao aleitamento materno. Com o tema "Fortalecer a amamentação: educando e apoiando", a semana contará com diversas ações e atividades até a sexta-feira (12.ago.2022).

 

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos ou mais, além dar suporte a mulheres e redes de apoio quanto à amamentação segura e seus benefícios.

 

Durante uma semana serão oferecidas diversas oficinas e capacitações gratuitas com o objetivo de informar a população sobre a importância da amamentação. Na segunda-feira, por exemplo, com início previsto para às 07h (horário de Brasília), a programação será na Câmara de Vereadores com entrega de kits maternidade e depois de mulheres beneficiadas pelo Programa Cegonha Araguaiense. Em seguida será realizada uma palestra com a coordenadora da Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno (CAAM), Shirley Lopes. Ele vai abordar os ‘avanços e desafios dos trabalhos da Rede de Apoio à mulher gestante e lactante'. Em seguida, a palestra será com o responsável técnico em Mato Grosso pela Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, Rodrigo Carvalho, que vai abordar o tema ‘fortalecer a amamentação: educando e apoiando. Também está previsto o plantio de mudas de ipê amarelo.

 

No período da tarde será feita apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes em 201, entrega de troféus, exibição de filme e mais uma palestra com Rodrigo Carvalho que vai abordar a implementação das estratégias de promoção, proteção, apoio à amamentação, do planejamento ao monitoramento das ações executadas. Por fim, serão realizadas práticas interativas que incluem auriculaterapia, dança cirdular e práticas de alongamento.

 

O cronograma de celebração ao Agosto Dourado também definiu atividades diárias para gestantes e lactantes em todas as unidades de saúde. Na terça-feira (09), no período da manhã, será no PSF Francisca Flávio de Souza Garças, no Bairro Professora Maria das Graças de Souza Pinto. A tarde será na unidade Celso Siqueira França, conhecido do PSF Central. Na quarta-feira (10), pela manhã, será no PSF Manoel Marques de Souza, no Bairro da Cohab. A tarde as atividades serão direcionadas para o PSF do Jardim Novo Araguaia. Na quinta-feira (11), também de manhã, será a vez das gestantes e lactantes atendidas no PSG Gair de Barros, que está com atividades centradas no PSF Central. Na sexta-feira será na UBS Vanessa Welter, no período da manhã, e a tarde na UBS Ondino Rodrigues Lima, no Bairro Aeroporto.

 

Na quinta-feira (11) será realizado um mamaço na Praça Coronel Ondino Lima, a Praça da Matriz, com o tema ‘Não Desmame-ame’ com início às 14h. A atividade inclui palestra, sessão de fotos, lanche e sorteio de brindes aos participantes.