PROJETO PIONEIRO NO BRASIL

Sebrae/MT e Governo do Estado premiam projetos de inovação empreendedora na gestão pública

A parceria tem como resultado o programa “Acelera Gov.MT”, que capacita servidores públicos ao empreendedorismo e eficiência dos serviços à população

por Da Redação

06 de Novembro de 2024, 07h05

None
Divulgação


“É uma sensação de vitória e é gratificante ver toda essa inovação acontecendo no serviço público. Essa experiência muda a forma como a sociedade enxerga nós como servidores e a nossa prestação de serviço”, conta Leandro França, que ficou em primeiro lugar na competição de projetos inovadores do programa “Acelera Gov.MT”, realizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Mato Grosso (Seplag/MT), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT).
A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada nesta terça-feira (05), na sede do Tribunal de Justiça (TJ-MT), e contou com a participação de servidores públicos estaduais que vivenciaram um período de três meses de capacitação em desenvolvimento de projetos com a finalidade de ofertar uma melhor eficiência do serviço prestado nas diferentes áreas do Poder Executivo. O programa é o pioneiro em aceleração do serviço público em todo o Brasil.
Ao todo foram inscritas 76 propostas, de 15 órgãos ou entidades do estado, sendo que apenas 24 chegaram à fase final, após avaliação da banca examinadora. As equipes são formadas, em grande maioria, por servidores de Cuiabá, mas também participaram os servidores de cidades do interior, como: Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop e Sorriso.
Pioneirismo na inovação dos serviços públicos
Segundo a analista técnica do Sebrae/MT, Yanne Silva, que também é responsável pelo programa, as propostas vencedoras serão encaminhadas ao gabinete do Governo para que sejam avaliadas por outras áreas do funcionalismo público. “Estes projetos são focados em promover o intraempreendedorismo público e desenvolver soluções que visem a melhoria interna dos serviços públicos, resultando em impactos positivos para os cidadãos”, explica a analista.
O analista técnico do Sebrae/MT, Diego Menegatti, que também coordenou o programa, avalia que estas novas propostas dão início a uma nova fase do serviço público no estado. “Este é só o primeiro passo. Essas ideias vão melhorar a qualidade de vida dos próprios servidores e da sociedade mato-grossense. Mas, o trabalho não para por aí, nós ainda vamos dar continuidade a esta parceria e teremos novas rodadas de capacitação como essa no futuro”, conta.
“Eu fiz uma pesquisa sobre o que impede o setor público de avançar com inovações, e um dos fatores que identifiquei é a baixa cultura de empreender e inovar em diversas áreas do setor público. Foi através desta pesquisa que buscamos o Sebrae/MT para nos ajudar com o conhecimento e tecnologia para implementar este programa. Sabemos que o Sebrae/MT tem expertise com amplo conhecimento em inovação e nós adaptamos as metodologias aplicadas nas empresas ao serviço público”, explica Washington Silva, superintendente de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas na Seplag/MT.
Propostas vencedoras
Após avaliação da banca, os 24 projetos foram classificados em ranking, sendo que o primeiro lugar foi para o projeto “Rede de Inteligência em Gestão de Pessoas”, criado pelos servidores Félix, Leandro, João e Yuri, servidores da Gestão Central de Pessoas do Governo de Mato Grosso. O objetivo da proposta é facilitar o entendimento das normas relacionadas aos recursos humanos, com o auxílio de uma inteligência artificial.
“Nós vamos continuar acelerando este projeto, para ampliar e fortalecer a sua estrutura. Já estamos com novas ideias para ele, como a criação de um chatbot, dando mais dinamismo a quem usa”, conta o servidor Leandro França.
Os projetos “Implementação de novas ferramentas na gestão escolar: análise de dados” e “Mind MT: Gestão Pública Estratégica com Inteligência e Tecnologia” ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Já os projetos “Automatização da Fiscalização de Concessões Rodoviárias com IA” e “Biblioteca SocioDigital: incluindo jovens no futuro” receberam o “Selo Espírito Intraempreendedor” pelos avaliadores.