AVANÇOS

Presidente do BNDES anuncia elaboração de plano nacional de reformas

"Precisamos de um plano nacional de longo prazo para apresentar ao Congresso. Esse é o nosso caminho" declarou Castro.

por GazetaMT

06 de Fevereiro de 2018, 08h10

Presidente do BNDES anuncia elaboração de plano nacional de reformas
Presidente do BNDES anuncia elaboração de plano nacional de reformas

Durante almoço comemorativo dos 121 anos da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), realizado em 29 de janeiro, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, anunciou a elaboração de um plano estratégico para o Brasil.

"Precisamos de um plano nacional de longo prazo para apresentar ao Congresso. Esse é o nosso caminho. O Plano 2035 já está alinhavado no BNDES, mas queremos discuti-lo com as instituições", declarou Castro.

"Será fundamental para elevar o nível dos debates, promover as transformações necessárias ao país e estabelecer as metas de infraestrutura, indústria, exportação e agronegócio para os próximos 17 anos", salientou. "Chegou a hora de se mobilizar em favor do país. Precisamos de um grande grupo que assuma e pense o Brasil".

 AVANÇOS

Em relação ao agronegócio, Castro reconheceu os grandes avanços do setor. "Há 40 anos temos trabalhado para mudar o pensamento do país em relação ao agro, e muito foi conseguido desde então. Hoje é um setor que consegue economizar terra, recursos e mais do que triplicar a produtividade".

O presidente do BNDES acrescentou ainda que agro, além de alavancar o país, "não está preso ao 'manicômio' tributário e às taxas infernais de juros".

"Temos quase US$ 400 bilhões em reservas. É o que realmente estabiliza o Brasil. Temos estabilidade de preço e de orçamento cambial. Porém, hoje estamos travados, e o remédio para isso é a mudança", alertou, chamando a atenção para a necessidade de implementação das reformas tributária e previdenciária - neste último caso, "em regime de capitalização".

 INSTITUCIONAL

Castro também elogiou a atuação das instituições públicas, entre elas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde atuou como presidente. Segundo ele, "o IBGE está realizando o maior e melhor Censo Agropecuário, que em breve deverá atingir a meta de cinco milhões de propriedades visitadas".

O economista reconheceu ainda que "o empresariado brasileiro ainda é sacrificado por uma política presa a conceitos antigos de gestão econômica".

ANÁLISES E AÇÕES

A proposta do plano nacional do BNDES foi bem recebida à ocasião. O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Marcelo Vieira, disse que "o Brasil possui grandes desafios, mas tem potencial para avançar em várias reformas". "Precisamos de debates e ideias para a reconstrução do país", afirmou.

Na visão de George Teixeira Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, "o momento é oportuno ao diálogo, mas existe uma carência de discussões políticas". Segundo ele, "o tempo é de renovação e o país precisa de união e novas ideias".

Para o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga, 2018 será "o ano do resgate da dignidade e da credibilidade do povo brasileiro". Segundo ele, "é uma grande oportunidade para termos um bom presidente e um governo mais sério".

Já o vice-presidente da SNA, Maurílio Biagi, disse acreditar numa certa indisposição por parte da sociedade brasileira para se unir e tomar iniciativas. Ele defendeu a maior participação dos empresários em investimentos no país e afirmou que a população deveria ser melhor informada sobre os acontecimentos dos cenários político e econômico. "Precisamos nos arregimentar e a partir de um trabalho de mídia esclarecer a opinião pública brasileira".