PDF APÓCRIFO

Secretários e Prefeito vítimas de Fake News, jornalista registra ocorrência policial em Rondonópolis

por Da redação

06 de Fevereiro de 2025, 18h59

None
Divulgação

Nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, o jornalista Marcelo Duarte, conhecido como “Marreta”, registrou um boletim de ocorrência após a circulação de um documento PDF contendo informações falsas sobre autoridades de Rondonópolis. O material apócrifo, que se espalhou rapidamente pelas redes sociais, mencionava o secretário de governo Mikael Thiago, o presidente do Sanear Victor Vitorino, o presidente da Coder Argemiro Ferreira e o prefeito Claudio Ferreira. Além de difamar essas figuras públicas, o documento tentava falsamente atribuir a autoria ao jornalista.

Marcelo Duarte, que é jornalista registrado na Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) com o número profissional 2351/MT, afirmou que todas as suas matérias são oficialmente publicadas no site Marreta Urgente. Ele destaca que o PDF em questão tem como objetivo não apenas desinformar, mas também manchar a reputação dos envolvidos e do próprio jornalista.

O documento chegou até Marcelo Duarte por meio de um colega jornalista, que o alertou sobre o conteúdo circulante. Em sua declaração, Duarte solicita providências para identificar o responsável pela criação e compartilhamento do fake News.  As primeiras informações são de que um número de um ex-membro da gestão de Zé do Pátio, foi o primeiro a espalhar o documento e será investigado, sobre a origem do material.

As autoridades devem agir rapidamente para esclarecer o caso e identificar o autor que pode responder por falsidade ideológica, entre outros crimes.

Este incidente levanta questões importantes sobre a disseminação de informações falsas e a responsabilidade das plataformas de comunicação em controlar a divulgação de conteúdo enganoso. O jornalista reforça a importância de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las, a fim de evitar danos à reputação de indivíduos e instituições.