Líder do PSDB

Congresso decreta luto pela morte de Sérgio Guerra

Ex-senador e atualmente no quarto mandato de deputado estadual, Sergio Guerra já presidiu o PSDB e era figura influente em Brasília

por

06 de Março de 2014, 18h03

Congresso decreta luto pela morte de Sérgio Guerra
Congresso decreta luto pela morte de Sérgio Guerra

Sérgio Guerra tinha câncer nos pulmões e faleceu num hospital em São PauloO presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, decretou luto de três dias pela morte do deputado federal Sergio Guerra (PSDB-PE). Considerado uma das principais lideranças políticas do país nos últimos anos, Guerra nesta quinta-feira (6), devido a complicações causadas por um câncer nos pulmões. Ele era natural de Recife, tinha 66 anos e estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se tratava de uma pneumonia.

Sérgio Guerra era economista, pecuarista e professor. Estava exercendo seu quarto mandato na Câmara dos Deputados, mas também foi senador no período de 2003 a 2011. Originalmente do PMDB, Guerra passou pelo PDT e pelo PSB. Desde 1999, era filiado ao PSDB, e foi presidente nacional do partido de 2007 a 2013. Atualmente, era presidente do Instituto Teotônio Vilela, ligado ao partido, e do diretório da legenda em Pernambuco.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, divulgou uma nota de pesar pela morte de Sérgio Guerra, destacando que ele foi, "durante todo o período em que esteve no Legislativo, como deputado ou senador, uma contribuição importante para o debate político e parlamentar do País". "Assim, é com grande tristeza que compartilho o momento de dor pelo qual familiares e amigos passam com a perda desse grande homem público", conclui.

A presidente Dilma Rousseff  também enviou uma nota se solidarizando a amigos e familiares do parlamentar.

Suplente
André Carlos Alves de Paula (DEM-PE) deve assumir o mandato de Sérgio Guerra, pois é o primeiro suplente de sua coligação (PMDB-PPS-DEM-PMN-PSDB).