Marca importante

Secretaria de segurança do Estado faz primeiro balanço de apreensões de drogas em 2016

Destaque para o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), com a localização de 602 quilos de cocaína

por GazetaMT

06 de Junho de 2016, 17h06

Secretaria de segurança do Estado faz primeiro balanço de apreensões de drogas em 2016
Secretaria de segurança do Estado faz primeiro balanço de apreensões de drogas em 2016

Investimentos em inteligência e a atuação conjunta das forças ligadas à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) fazem de 2016 um marco positivo no combate ao tráfico de drogas em Mato Grosso. Somente nos primeiros cinco meses do ano, o balanço de apreensões registra mais de quatro toneladas de entorpecentes (entre cocaína, maconha, ecstasy, pasta-base e crack). 

O resultado é 102% superior ao obtido no mesmo período de 2015 e equivale à metade do total registrado no ano passado. “Essa marca é muito importante para nós. Os números demonstram um esforço conjunto e eficaz entre as forças de segurança estaduais e federais”, avaliou o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas.

Entre as vitórias mais expressivas do combate ao tráfico neste ano, estão diversas ações qualificadas do Grupo Especial de Fronteira (Gefron). A mais recente, na última sexta-feira (03.06), em uma estrada nas proximidades de Porto Esperidião, resultou na apreensão de 132 pacotes de pasta base de cocaína. “Recebemos investimentos e isso tem feito uma diferença operacional muito grande”, disse o comandante da unidade, tenente coronel PM Jonildo Assis.

Outra atuação do Gefron, em operação conjunta com a Polícia Federal, ocorreu no mês de abril. Foi uma das maiores apreensões do ano: 602 quilos de cocaína, localizados em uma propriedade rural de Porto Esperidião. Três pessoas foram presas na ação.

O comandante do grupamento lembrou que o impacto das apreensões na região reflete na redução de índices de criminalidade. “A droga apreendida não será mais comercializada e ainda vai diminuir as ocorrências de homicídios, roubos e furtos em Mato Grosso e outros Estados”, afirmou.