POLÍTICA

Bolsonaro chega sem máscara ao Comando de Artilharia do Exército, em Formosa

Presidente avisou que ia ao local 'dar uns tiros'. Ele chegou de helicóptero à base da PRF, abraçou e tirou foto com policiais, que também não usavam máscaras.

por G1

06 de Junho de 2020, 09h16

Imagem: Reprodução / G1
Imagem: Reprodução / G1

Jair Bolsonaro (sem partido) visita, neste sábado (6), o Comando de Artilharia do Exército que fica em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Ele chegou de helicóptero ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mais próximo do local, na BR-020, sem máscara.

Durante inauguração do primeiro hospital de campanha do governo federal no combate ao coronavírus, o presidente convidou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) para ir ao local.

“[...] Amanhã volto a Goiás de forma informal na região de Formosa pra dar um tiro lá; tá convidado, Caiado. Um abraço a todos. Até a próxima oportunidade”, afirmou o presidente ao final da inauguração do Hospital de Campanha de Águas Lindas, na sexta-feira (5).

O presidente chegou ao posto da PRF e começou a transmitir, ao vivo, por uma rede social. Ele aparece tirando fotos com os policiais, gravando vídeos e cumprimentando com abraços pessoas que também estavam sem máscaras.

Segundo decreto publicado pela prefeitura de Formosa, o uso de máscaras na cidade é considerado obrigatório. Quem descumpre a medida pode ser multado em até R$ 100.

Também enquanto ficou no local, Bolsonaro acenou para caminhoneiros, motoristas e até um ciclista que passou por ele. Alguns buzinavam cumprimentando o presidente.

A previsão era que Bolsonaro fosse acompanhado do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o ministro do GSI, Augusto Heleno, e o Comandante do Exército, Edson Pujol.

O G1 entrou em contato com a assessoria do governador de Goiás para saber se há confirmação da presença dele na agenda e aguarda retorno.

Comando de Artilharia

Atualmente sediado no Forte Santa Bárbara, em Formosa, o Comando tinha como base Porto Alegre (RS) até janeiro deste ano. O local é a unidade do Exército Brasileiro responsável pela artilharia de mísseis e foguetes.

A nova sede tem aproximadamente 64 km quadrados disponíveis para serem utilizadas como campo de instrução militar, onde seria possível realizar lançamentos de treinamento com facilidade.

À época da transferência da seda, o vice-presidente, Hamilton Mourão, afirmou que a alteração favorecia o desenvolvimento do programa Astros 2020, que desenvolve o lançamento de mísseis e foguetes com tecnologia brasileira.

"Nós temos agora uma capacidade maior [de fogo]. Mas o foco é a questão da tecnologia que está embutida aqui. São pouquíssimos os países que têm essa tecnologia. Está indo muito bem”, avaliou o vice-presidente.

Inauguração do HCamp

Antes de fazer o anúncio sobre a visita a Formosa, Bolsonaro participou da inauguração do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás, no entorno do DF. Ele chegou ao local sem máscara e, ao se dirigir à cerimônia, escorregou e caiu.

Durante a solenidade, Caiado e outras autoridades falaram sobre a inauguração do primeiro HCamp da União e o combate à Covid-19.

O presidente fez uso da palavra por último e falou sobre medidas econômicas adotadas pelo governo durante a pandemia, além de fazer referência a atos em São Paulo e Curitiba e pedir que manifestantes não compareçam no próximo, agendado para este domingo (7).

Bolsonaro agradeceu Caiado pelo convite e disse que espera que o mínimo de pessoas possível precisem do HCamp, como indicador de que a maioria da população está bem.

“Do fundo do coração, a gente torce que pouca gente venha pra cá, que é sinal que não precisa de atendimento. Muito obrigado a todos”, afirmou.