JUNHO LARANJA

MT Hemocentro destaca importância da doação para tratamento de anemia e leucemia

A doação de sangue e seus componentes pode ser feita no banco de sangue público e em unidades de coleta no interior do estado.

por GazetaMT

06 de Junho de 2020, 15h30

Imagem: Divulgação / Assessoria
Imagem: Divulgação / Assessoria

O MT Hemocentro, banco de sangue público estadual, destaca neste mês de junho a importância de doação de sangue e de seus componentes para o tratamento de pessoas com doenças hematológicas e oncológicas, também conhecidas como anemia e leucemia.

O chamado Junho Laranja é considerado o mês voltado para a conscientização da população sobre as doenças ligadas ao sangue, que se referem aos distúrbios dos componentes sanguíneos, podendo ser hereditárias ou adquiridas.

As anemias são caracterizadas pela deficiência na concentração da hemoglobina ou na produção de hemácias. Dentre as principais anemias, existem as chamadas Talassemia e doença falciforme, as não oncológicas.

A talassemia é causada pela deficiência na produção dos glóbulos vermelhos e a doença falciforme é quando os glóbulos vermelhos apresentam formato anômalo. As duas doenças são transmitidas de pais para os filhos.

A leucemia é uma doença dos glóbulos brancos e sua origem está na medula óssea. É uma doença hematológica oncológica, que está entre os 10 tipos de câncer mais comuns no mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Tratamentos pelo SUS

O tratamento das doenças do sangue é realizado por médico hematologista, junto com uma equipe multidisciplinar, explica a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela. Mas o componente principal para o tratamento dos pacientes é o sangue e seus derivados, o que somente pode ser obtido por meio de doação voluntária de sangue e por aférese.

O serviço ambulatorial que atende aos pacientes funciona no MT Hemocentro, com sede em Cuiabá, na Rua 13 de Junho, n º 1.055, bairro Centro Norte. Na unidade especializada, são realizados também os serviços de coleta de doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea.

O MT Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e o telefone para contato, informações e agendamentos é o (65) 3623-0044.