BLINDAGEM
Pedro Taques diz a presidente Dilma que " Ninguém está acima da lei"
07 de Março de 2016, 15h40
“Entendo que não houve desrespeito, presidente. Ninguém está acima da lei.”, essa frase foi proferida pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, em uma reunião entre a presidente Dilma Roussef e os governadores, na última sexta-feira(4) que originalmente teria como tema o alongamento das dívidas dos seus Estados com a União, mas tomou outro rumo. A presidente resolveu deixar claro a sua indignação ao tratamento dispensado ao ex-presidente Lula, pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, mais cedo a Polícia Federal realizou a “condução coercitiva” do ex-presidente.
E para não fugir de suas características, Pedro Taques confrontou não concordando com o pensamento Dilma sobre o tema relacionado ao ex-presidente. “Eu não sairia desta sala com a consciência tranquila e não respeitaria o bom povo de Mato Grosso, que me mandou aqui, se não expressasse minha opinião. Entendo que não houve abuso ou perseguição. Ninguém está acima da lei. Todos, inclusive eu, podemos ser investigados. A lei não pode servir para beneficiar amigos nem para prejudicar inimigos”.
Para a Coluna do Buxixo, a desenvoltura e coragem de Taques em se pronunciar não surpreende, já que temos exemplos bem atuais de ações de combate a corrupção realizadas em Mato Grosso, como a prisão do ex-presidente da Assembleia Legislativa José Riva e do ex-governador Silval Barbosa. O que é de se admirar é o silêncio dos demais governadores presentes na reunião, em uma clara demonstração de medo de retaliação ou pela forma intimadora que a presidente gosta de agir, desde o tempo que era Ministra - chefe da Casa Civil do ex-presidente Lula.
Com o rumo tomado na reunião diferente da proposta inicial, o governador de MT preferiu sair antes do término do encontro. Mas a saia mais que justa já estava vestida pela presidente. E deve ter ficado um "climão", no encontro.
Vamos acompanhar!