Mais saúde
Moradores elogiam atendimento da Farmácia Popular de Itiquira
Novo prédio conta com instalações apropriadas para atender moradores e acondicionar medicamentos
07 de Março de 2016, 14h51
A Prefeitura Municipal de Itiquira entregou recentemente a construção do Prédio da Farmácia Básica. Antes o atendimento funcionava na Sede da Secretaria Municipal de Saúde. Porém agora em novas instalações, o prédio conta com setores de distribuição e estoque de medicamentos, sala para estoque de medicamentos controlados, local apropriado para separação de medicamentos, sala para o Farmacêutico atender os usuários e recepção, ou seja, uma estrutura pensada para as necessidades do serviço.
A obra foi realizada com recursos próprios, no valor de R$ 311.986,42, (trezentos e onze mil, novecentos e oitenta seis reais e quarenta e dois centavos), atende à legislação técnica-sanitária, proporcionando maior comodidade ao atendimento da população que vai até o local retirar seus medicamentos.
"Nos sentimos valorizados com uma estrutura bonita e ampla. O serviço aqui prestado está ótimo, não está faltando nada, tem medicamentos uficientes para nos atender. Hoje por exemplo busquei medicação para meu pai, meu filho e para mim. Estão todos nas minhas mãos", comemora a moradora Maria Aparecida.
Conforme a farmacêutica, Fernanda Antunes Lenk, a nova estrutura além de atender melhor a população, traz inúmeros benefícios à sociedade, promovendo o acondicionamento ideal, armazenamento correto, atendimento padronizado, humanização.
"Apesar de estarmos em fase de adaptação, estamos dando conta. Estamos com duas profissionais na base, uma farmacêutica e mais duas pessoas no almoxerifado", explicou Fernanda.
Segundo a profissional, no local é guardado todo o material que atende os postos de saúde do município de Itiquira e distrito de Ouro Branco, além do Hospital. O abastecimento equivale a 6 meses de medicamento, respeitando os prazos de validade.
O atendimento e o controle de medicamentos é feito de forma informatizada, pelo programa do Ministério da Saúde. Para Fernanda, o novo prédio da Farmácia Popular trará mais qualidade de vida aos moradores e trabalhadores, afinal as demandas aumentaram, pois as unidades de saúde estão funcionando muito bem com o quadro de médicos e enfermeiros, e a Farmácia é a ponta que ampara os tratamentos, portanto merecia essa atenção do poder público.
"É notável a realidade de ontem para a de hoje. A população está bem mais assistida, com mais acessos a saúde, vem gente até de fora para buscar medicamento aqui", destaca a farmacêutica.
Neurides Oliveira confirma as palavras de Fernanda e reforça pelo fato de estar grávida os atendimentos à ela prestados. "Em tudo que busquei na secretaria de saúde, fui atendida, e atendimento de primeira qualidade. Não me faltou nada nesta gravidez", elogia a futura mamãe.
