CONTRA O CORONAVÍRUS

Mato Grosso Saúde insere exame para detecção da Covid-19

Os exames serão realizados em pacientes internados e com quadros mais graves da doença

por Redação com assessoria Mato Grosso Saúde

07 de Abril de 2020, 15h13

Foto: Fernando Campos
Foto: Fernando Campos

Garantindo o cuidado com a saúde dos seus beneficiários, o Mato Grosso Saúde inseriu em seu rol de cobertura o exame que detecta o Covid-19 no organismo dos infectados.

O teste está coberto para os associados ao Plano de Saúde dos Servidores do Estado e será feito nos casos em pessoas internadas e com quadros mais graves, em pacientes internados, ou em Pronto Atendimento (PA), com suspeitas da doença.

A presidente do Instituto, Misma Thalita dos Anjos, lembra que os testes seguem as orientações do Ministério da Saúde.

“A medida é importante para evitar circulação de pessoas sadias em ambientes propícios ao contágio e não gerar um desabastecimento dos locais de realização do exame”, esclareceu.

Por enquanto os laboratórios credenciados que estão aptos à realização dos exames são Laboratórios Carlos Chagas, Laboratório Hemaclin, que atende o Complexo Hospitalar de Cuiabá e o Laboratório Otorrino, localizado dentro do Hospital Amecor.

A equipe de auditoria médica do Mato Grosso Saúde ainda esclarece que, para a realização do exame, será necessário o pedido médico com assinatura, carimbo e data, bem como as indicações clínicas do paciente: febre acima dos 38 graus, falta de ar e dores no peito, caracterizando uma suspeita de infecção pela Covid-19.

Acesse o rol completo aqui.

Vale lembrar que o os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são muito semelhantes ao de um resfriado comum, podendo levar a infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. 

Tire suas dúvidas sobre o Covid-19 pelo telefone que a Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES) disponibilizou à população: 0800-647-1223, ou outras informações no site da secretaria: www.saude.mt.gov.br

Outra forma de sanar seus questionamentos é por meio do site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br), pelo chat, ou pelo telefone 136.