OPINIÃO

Festas de aniversário e a criação de memórias na infância

por Edy Bravo

07 de Maio de 2024, 15h17

None
Divulgação
Em meio ao ritmo acelerado da vida moderna, onde os compromissos e o mundo online tendem a dominar nosso cotidiano, as festas infantis permanecem como um verdadeiro oásis de alegria, criatividade e desenvolvimento para nossas crianças. 

O momento se torna um ritual que envolve até mesmo os convidados de todas as idades, despertando em cada um, a própria criança interior.

É notável que de uns tempos pra cá, as festas de aniversário geralmente têm ido além de uma mera celebração. Todos os elementos presentes proporcionam um ambiente lúdico e criativo, que estimulam a imaginação e o desenvolvimento, além de ajudar a criança a aprender sobre o mundo ao seu redor de uma maneira divertida e envolvente.

Essas interações sociais são essenciais para o desenvolvimento emocional, constroem habilidades como empatia e cooperação. Estes momentos marcantes também contribuem para o desenvolvimento emocional, social e até mesmo cognitivo.

As fotografias, vídeos e lembranças também se tornam preciosas recordações que a criança carregará consigo ao longo dos anos, relembrando com carinho a celebração e os momentos felizes compartilhados com amigos e familiares.

Além disso, uma festa de aniversário que reflete a personalidade, com o senso de identidade e preferências da criança, garantem a oportunidade dela se sentir especial e valorizada. 

Ou seja, a festa de aniversário ajuda a construir uma boa autoestima e autoconfiança, pois ela se sente amada e apreciada por aqueles que a rodeiam. Que cada festa de aniversário seja mais do que uma simples comemoração; que seja uma ocasião de renovação da criança interna.

*Edy Bravo é empresária e proprietária do Fly Park, em Cuiabá.