COMÉRCIO

Piso salarial dos comerciários de Rondonópolis terá reajuste

Sindicatos patronal e laboral do comércio firmam convenção coletiva 2020

por Redação com assessoria

07 de Agosto de 2020, 17h49

Foto: assessoria
Foto: assessoria

O Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis (Sincomroo) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Rondonópolis (Secro) celebraram nesta quarta-feira (06/08), o acordo de Convenção Coletiva de Trabalho com vigência para o ano 2020. As principais definições são o reajuste de 4,48% de forma retroativa a janeiro e o valor do piso salarial para o comerciário de R$ 1.127,00 e para os trabalhadores de supermercados e açougues o valor foi para R$ 1.135,00.

O presidente do Secro, Lucas Gonçalves destacou a importância econômica e os avanços alcançados para classe de comerciários, com o acordo firmado por meio da convenção coletiva.  “Um dos principais pontos é o fator econômico, desde maio nós tínhamos uma negociação e um consenso sobre o salário comercial, entretanto algumas empresas esperam a convenção coletiva estar registrada para fazer estes reajustes salariais, neste ponto que nós chegamos estará à convenção registrar no prazo de 10 dias e o empregado poderá receber no salário referente a agosto a diferença retroativa a janeiro’, explicou.

Outros pontos firmados na convenção se referem aos funcionários de supermercados que trabalharam no 24 de fevereiro passado, Dia do Comerciários que terão direito a uma folga  compensatória a ser gozada até o dia 30 de agosto, além disso, a edição do evento “Liquidaqui” deste ano terá sua abertura no feriado de 7 de setembro, desta forma o comerciário que exercer sua função terá direito a remuneração extra e um a folga compensatória a ser cumprida até o dia 18 de setembro.

Após a reunião, o presidente do Sincomroo, Geovane dos Reis Sales exaltou a nova Convenção Coletiva de Trabalho, onde segundo ele o comércio em geral de Rondonópolis. “Desde o início das negociações não faltou empenho tanto do sindicato patronal, quanto da parte do sindicado dos empregados do comércio, para que chegássemos em um consenso bom para todos e agora firmamos a convenção coletiva de 2020, em um momento difícil para o setor, mas que com a união de esforços de todos sairemos mais fortalecidos desta crise”, comentou.

Na questão do reajuste retroativo a janeiro, uma grande parcela dos comerciantes atendendo uma orientação jurídica do Sincomroo realizaram a antecipação do reajuste antes mesmo da celebração da Convenção Coletiva de Trabalho.